Música
Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-baixista do Pixies por plágio

Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram Paz Lenchantin, ex-baixista do Pixies, por suposto plágio. Os brasileiros alegam que o novo single da artista argentina, “Hang Tough”, se baseia na melodia da canção “Cálice”, lançada pelos dois em 1973, em plena ditadura militar no Brasil.
De acordo com o Extra, os músicos brasileiros interpelaram Paz Lenchantin e questionaram a ausência dos devidos créditos na composição, cujo título significa “aguente firme”, em português. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Gil ao jornal.
“Hang Tough” é a música de trabalho do novo álbum de Paz Lechantin, denominado Triste, com lançamento previsto para 17 de outubro. O trabalho marcará a retomada da carreira solo da artista, que tocou baixo no Pixies entre 2013 e 2024.
Enquanto esteve na banda americana de rock alternativo, Paz gravou três discos de estúdio: Head Carrier (2016), Beneath the Eyrie (2019) e Doggerel (2022). No ano passado, ela deixou o Pixies e deu lugar à britânica Emma Richardson.
Paz Lenchantin também já tocou no Zwan, projeto paralelo de Billy Corgan (Smashing Pumpkings), e no A Perfect Circle. Alguns integrantes dessa última banda inclusive participam no novo álbum da artista argentina. São os casos do guitarrista Troy Van Leeuwen e do baterista Josh Freese, que tem passagens por Guns N’ Roses e, mais recentemente, Foo Fighters.
Ainda de acordo com o Extra, a notificação de Gilberto Gil e Chico Buarque a Paz Lenchantin foi feita por meio da Sony Publishing, empresa que representa os dois artistas brasileiros e cuida do catálogo de ambos.
+++ LEIA MAIS: Ex-baixista do Pixies, Paz Lenchantin, reúne Perfect Circle em novo single
+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil sobre morte da filha Preta Gil: ‘Estamos naturalmente tristes’
+++ LEIA MAIS: Chico Buarque é submetido a cirurgia no crânio dois dias após show com Gilberto Gil