Música
A música do Metallica que não foi feita para ser da banda

Uma antiga entrevista de James Hetfield, concedida na década de 1990 e resgatada recentemente, traz informações curiosas sobre uma música do Metallica que… não era para ser do Metallica.
Segundo contou o vocalista e guitarrista nesse papo de 1996, disponibilizado no YouTube pelo canal The Music Factory (via Louder), a canção “Mama Said” não foi composta para a banda. Era apenas “algo muito pessoal” de Hetfield, que a compôs para sua mãe — cuja história será explicada mais adiante neste texto.
No entanto, o frontman do Metallica afirma que seus colegas de banda ouviram a música e decidiram aproveitá-la no álbum Load (1996).
“Era eu mesmo escrevendo algo para mim: simplesmente na estrada, entediado, no meu quarto de hotel. Não era exatamente para os outros ouvirem. Era algo muito pessoal.”
Hetfield acrescenta:
“Eles viram algo ali, algo real, vindo de dentro. Era bem pesado, em termos de significado. Então, trabalhamos nela e a transformamos em uma música do Metallica. Originalmente, não era para ser uma.”
Metallica, “Mama Said” e a mãe de James Hetfield
Composta e gravada ao violão, “Mama Said” é uma balada com ares de música country, bastante melódica e emotiva. Ela foi lançada como terceiro single de Load, em novembro de 1996.
A letra fala dos dilemas entre James Hetfield e sua mãe, Cynthia Bassett, que faleceu em 1980 quando ele tinha 16 anos. Cyinthia era adepta da religião Ciência Cristã e não tomava remédios, com base na crença de que a cura vinha de Deus. Ela morreu de câncer.
O Metallica nunca chegou a tocar “Mama Said” ao vivo. A música foi executada apenas por James Hetfield, sozinho ao violão, em programas de televisão.
+++ LEIA MAIS: A foto do Metallica que tem sido alvo de piadas dos fãs nas redes
+++ LEIA MAIS: A banda cuja carreira foi destruída pelo Metallica — e Hetfield se arrepende
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Nirvana segundo James Hetfield (Metallica)