Moda
a Lua de Sangue mais longa de 2025 vai hipnotizar o mundo
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/lunar-eclipse-3568801-1280.jpg?ssl=1)
Na noite de 7 para 8 de setembro de 2025, um eclipse lunar total ocorrerá, oferecendo um espetáculo astronômico único. Durante 82 minutos, a Lua ficará totalmente encoberta pela sombra da Terra, resultando na chamada “Lua de Sangue”.
No entanto, devido à localização geográfica, o fenômeno não será visível a olho nu no Brasil. Para brasileiros e outros residentes fora da rota de visibilidade direta, a alternativa é acompanhar o evento por transmissões ao vivo.
Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, com a Terra posicionada de forma que sua sombra cubra a Lua totalmente.
Este alinhamento resulta na coloração avermelhada da Lua, pois a luz solar indireta passa pela atmosfera terrestre, filtrando-se e deixando que apenas a luz vermelha chegue à superfície lunar. Esse fenômeno é conhecido como “Lua de Sangue”.
Para aqueles que não podem ver o eclipse diretamente, como no Brasil, as plataformas digitais oferecem transmissões em tempo real. Canais especializados, como o Observatório Nacional, já preparam suas transmissões ao vivo, cobrindo todas as fases do eclipse.
O fenômeno começará com o eclipse penumbral às 15h28 GMT (12h28 de Brasília), seguido pela fase parcial às 16h27 GMT. A fase de totalidade ocorrerá entre 17h30 e 18h52 GMT, e o evento terminará com o fim do eclipse total às 18h53 GMT.
Para os entusiastas da astronomia, o eclipse lunar total de setembro é mais uma oportunidade de aprendizado. Embora não visível diretamente no Brasil, é uma chance de se conectar com o cosmos por meio das transmissões ao vivo. A expectativa agora se volta para o próximo eclipse lunar total visível do Brasil, programado para 3 de março de 2026.