Celebridade
‘Tipo mais comum de câncer de pele no mundo’

Fernanda Rodrigues tornou público um diagnóstico e revelou que precisará passar por uma cirurgia; saiba mais sobre o quadro
A atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues (45) usou as redes sociais para compartilhar um desabafo sobre sua saúde. No vídeo publicado, ela contou que seu carcinoma, que é um tipo de câncer, voltou um ano após a cirurgia de remoção e que precisará passar por um novo procedimento.
“Por eu ser muito atenta ao meu corpo e aos sinais, reparei que essa minha manchinha voltou. Falei com a minha dermatologista, e está lá o meu carcinoma de novo. Vou ter que fazer de novo a cirurgia. Vai ficar uma cicatriz, e vida que segue. Tem pessoas que fazem isso corriqueiramente. Conheço pessoas que já fizeram cinco ou seis vezes”, detalhou.
O que diz a dermatologista?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Giana Campoi, médica dermatologista com mais de 20 anos de experiência, referência em dermatologia clínica e estética. Ela esclarece sobre o assunto.
“O carcinoma é o tipo mais comum de câncer de pele no mundo e também no Brasil. Ele surge a partir de células da pele e, apesar de geralmente ter evolução lenta, precisa de acompanhamento e tratamento adequado”, declara.
Quais os sinais?
Os sinais mais comuns são:
- Uma mancha ou pintinha avermelhada que descama e não cicatriza;
- Feridas persistentes que podem sangrar;
- Areas com bordas elevadas;
- Em alguns casos, lesões que formam pequenas úlceras.
Dados que chamam a atenção
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, representando cerca de 33% de todos os diagnósticos oncológicos, com mais de 220 mil novos casos por ano. A Dra. Giana Campoi aponta.
“Nosso país é tropical, com alta incidência de radiação solar durante o ano todo. Essa exposição frequente, muitas vezes sem proteção adequada, aumenta bastante o risco de desenvolver câncer de pele”, afirma.
Tratamento e prevenção
A dermatologista clínica reforça que, na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. O objetivo é remover a lesão por completo, garantindo a eliminação das células cancerígenas. Apesar disso, ela reforça que cada paciente é único e exige acompanhamento com um médico especialista.
“A principal forma de prevenção é o uso diário do protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias nublados. Em situações de exposição direta ao sol, é essencial reaplicar o filtro a cada duas horas. Além disso, chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV são aliados importantes”, finaliza a médica ao analisar casos como da atriz Fernanda Rodrigues.
Leia também: Médico explica o tipo de câncer que atingiu Fernanda Rodrigues e dá orientações