Moda
Telefone cheio de bactérias? Método seguro para limpar
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/limpar-celular-de-forma-segura.png?ssl=1)
Estamos sempre na companhia de um “ninho” de germes e bactérias e nem nos damos conta: o celular. Pode até parecer exagero, mas nossos dispositivos podem acumular centenas de espécies de bactérias e vírus, segundo estudos.
Embora nem todos os microrganismos causem doenças, a chance de transmissão existe. Diferente das mãos, que lavamos várias vezes ao dia, o celular raramente recebe a mesma atenção. Mas limpar não significa usar qualquer produto: alguns podem danificar o aparelho.
Como limpar seu celular corretamente
Para desinfecção de superfícies, pensamos imediatamente no álcool. Contudo, fabricantes dos celulares mais populares como Samsung e Apple não recomendam o líquido para a limpeza de smartphones.
Álcool em concentrações altas, acetona ou limpadores com amônia removem a película, deixando a tela mais suscetível a marcas e prejudicando a sensibilidade ao toque.
Outros produtos caseiros, como o vinagre, também devem ser evitados: sua acidez pode corroer bordas de alumínio ou plástico. Já substâncias como água sanitária e peróxido de hidrogênio, embora potentes para desinfecção, são extremamente nocivas aos materiais delicados presentes nos eletrônicos.
Ao invés destes produtos, use:
- Pano macio de microfibra, seco ou levemente umedecido.
- Lenços umedecidos com álcool isopropílico 70%.
- Escova de cerdas macias (como antiestática) para grades e entradas.
Antes de limpar, desligue o aparelho e remova capas ou acessórios. Passe suavemente o pano de microfibra em toda a superfície. Para higienização mais profunda, use lenço com álcool isopropílico 70%, sempre evitando excessos para não desgastar o revestimento protetor da tela.
Em uso normal, uma limpeza por semana é suficiente. Mas, se você frequenta hospitais, academias, transporte público ou banheiros, o ideal é higienizar com mais frequência.
Cuidar da higiene do celular é simples, barato e rápido — e protege tanto sua saúde quanto seu aparelho.