Música
O vídeo do Oasis que tem gerado polêmica na Coreia do Sul

Um vídeo publicado pelo Oasis nas redes sociais em 8 de agosto para a música “Morning Glory” tem gerado reação negativa na Coreia do Sul. O material já foi apagado.
Fãs locais criticaram a banda por interpretarem que o sol nascente presente no registro faz referência à antiga bandeira do Japão, usada como símbolo de militarismo na época do Império japonês e durante a Segunda Guerra Mundial. A Coreia do Sul foi colônia japonesa.
Para agravar a situação do ponto de vista sul-coreano, o vídeo foi postado apenas uma semana antes da data em que o país comemora sua independência: 15 de agosto. Veja captura de tela a seguir.
Pessoas contrárias ao uso da bandeira com o sol nascente alegam que ela evoca memórias históricas dolorosas para o povo não só da Coreia do Sul, mas também da China e da Coreia do Norte (via Independent).
Nas redes sociais, vários fãs criticaram a postagem do Oasis. Veja alguns comentários (via Hindustan Times):
“Vocês não querem se desculpar sinceramente pela Bandeira do Sol Nascente e apagar o vídeo? Muitos fãs coreanos, inclusive eu, estão muito decepcionados.”
“Vocês não podem alegar ignorância para sempre. Em algum momento, não é mais um erro. É uma escolha.”
“Se vocês planejam continuar desrespeitando a Coreia e nunca mais pisar aqui, então podem continuar assim. Caso contrário, demita-os (responsáveis pelo vídeo) e contrate outros.”
O Oasis tem show marcado para a Coreia do Sul em outubro, no dia 21. Depois, a banda inglesa também irá passar pelo Japão, nos dias 25 e 26 do mesmo mês.
Polêmica de Liam Gallagher com asiáticos
Recentemente, Liam Gallagher já havia se envolvido em polêmica por ter usado uma gíria racista em postagem no X/Twitter.
Na ocasião, o vocalista do Oasis escreveu o termo “chingchong”, usado para zombar e fazer bullying com pessoas de ascendência asiática.
A postagem foi apagada posteriormente, e Liam se retratou:
“Desculpe se ofendi alguém com meu tuíte antes, não foi intencional, vocês sabem que eu amo todos vocês e não discrimino. Paz e amor, LG”
+++ LEIA MAIS: A gíria racista usada por Liam Gallagher no X/Twitter pouco antes de reunião do Oasis
+++ LEIA MAIS: A proibição imposta a Liam Gallagher em shows do Oasis
+++ LEIA MAIS: A opinião de Josh Homme (QOTSA) sobre a volta do Oasis