Moda
onde se situa a nova série da Disney+ na saga?
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/alien.webp?ssl=1)
Chegou ao Brasil na semana passada, pelo serviço de streaming Disney+, a série “Alien: Earth”, novo título ambientado no consagrado universo da franquia “Alien”.
A produção marca o retorno do icônico Xenomorfo, criatura que conquistou milhões de fãs desde sua estreia em 1979 com “Alien: O Oitavo Passageiro”
Com sete filmes principais lançados ao longo de mais de quatro décadas, o anúncio da série levantou uma dúvida comum entre os espectadores: afinal, onde “Alien: Earth” se encaixa na linha do tempo da saga?
“Alien: Earth”: onde se situa a nova série da Disney+ na saga?
A cronologia da franquia “Alien” é relativamente linear, ainda que envolva prequels e lançamentos fora da ordem dos eventos.
Assim, “Alien: Earth”, que é a nova série, está situada no ano de 2120, ou seja, dois anos antes da história original protagonizada por Ellen Ripley, personagem de Sigourney Weaver.
Isso posiciona a série entre os eventos de “Alien: Covenant” (2104), o segundo filme da fase prequel iniciada por “Prometheus”, e “Alien: O Oitavo Passageiro” (2122), o longa-metragem que deu início à saga nos cinemas.
Assim, do ponto de vista cronológico, a ordem correta para assistir à franquia passa a ser:
- “Prometheus” (2012);
- “Alien: Covenant” (2017);
- “Alien: Earth” (2025);
- “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979);
- “Alien: Romulus” (2024);
- “Aliens: O Resgate” (1986);
- “Alien 3” (1992);
- E, por fim, “Alien: A Ressurreição” (1997).
Do que se trata a nova série “Alien: Earth”?
A nova série introduz um capítulo inédito na mitologia da franquia ao ambientar a ameaça alienígena diretamente na Terra, algo que até então só havia sido explorado em mídias paralelas.
A trama se passa em um futuro dominado por cinco megacorporações, onde humanos, ciborgues e androides coexistem.
Nesse contexto, a criação de um híbrido, que é um robô com consciência humana chamado Wendy, inaugura uma nova era tecnológica.
No entanto, tudo muda quando uma nave da corporação Weyland-Yutani cai em território humano trazendo a bordo cinco espécies letais de alienígenas, entre elas o famigerado Xenomorfo.
Criada por Noah Hawley, a série aposta em um clima de tensão constante e questionamentos sobre inteligência artificial, poder corporativo e sobrevivência.
Com um elenco liderado por Sydney Chandler e Timothy Olyphant, “Alien: Earth” representa não apenas uma expansão do universo criado por Ridley Scott, mas também um novo ponto de partida para antigos e novos fãs.