Connect with us

Música

Ex-baixista do Pixies, Paz Lenchantin, reúne Perfect Circle em novo single

Published

on



Paz Lenchantin, que tocou baixo no Pixies entre 2014 e 2024, após passagens pelo Zwan e A Perfect Circle, está relançando sua carreira solo com o álbum Triste, que chega no dia 17 de outubro. Ela acabou de lançar o single de estreia “Hang Tough”, acompanhado de um vídeo.

“Eu precisei fazer esse álbum sozinha”, diz Lenchantin em um comunicado. “Não para provar nada, mas apenas para ter fé de que a música pode me nutrir novamente. E fez”.

Lenchantin criou grande parte da música de Triste sozinha, mas recrutou dois de seus ex-companheiros de banda do A Perfect Circle — o baterista Josh Freese e o guitarrista Troy Van Leeuwen — para se juntar a ela no estúdio. Ela também contou com músicos de língua espanhola que conheceu após postar um anúncio no Instagram.

O álbum começou a ganhar forma no ano passado em Petatlán, no México, quando Lenchantin escreveu uma série de músicas sobre uma jovem mulher se apaixonando por Jesus.

Lenchantin não é necessariamente religiosa”, diz a biografia oficial do álbum, “ela viu a história como uma metáfora para salvação: o impulso humano de procurar um Deus ou uma figura divina, e se dedicar a algo que não pode te amar de volta… Essa metáfora orientadora moldou a lógica onírica do álbum, com cada letra refletindo um fragmento da própria vida de Lenchantin em uma analogia mais ampla.

“O que foi especial para mim ao fazer esse álbum foi que aprendi quem eu sou, até aqui na minha jornada musical, simplesmente permitindo a mim mesma a liberdade da minha própria escolha”, disse Lenchantin. “Se tornou como testemunhar uma árvore caída na minha própria floresta, sem a necessidade de gritar ‘madeira’”.

A música de Triste é uma grande mudança em relação ao trabalho de Lenchantin com o Pixies. Ela se juntou aos ícones do alt-rock em 2014, após a saída da baixista Kim Shattuck. “Charles [Thompson, a.k.a. Black Francis] é o maior artista com quem eu já trabalhei”, disse ela à Rolling Stone em 2022, como parte da nossa série de entrevistas Unknown Legends. “Eu costumava pensar: ‘Falta isso nessa banda, e falta aquilo naquela banda…’ Mas trabalhar com Charles, Joey [Santiago] e David [Lovering] realmente me uniu e me completou de todas as formas que eu procurava. Realmente é o pico da montanha”.

Em 2024, após gravar três álbuns com o Pixies e fazer turnês pelo mundo várias vezes, a banda anunciou que estava se separando de Lenchantin. “Minha saída é um pouco surpreendente para mim, assim como para muitos”, Lenchantin disse à Rolling Stone quando a notícia foi divulgada. “Mas parece que eles têm um plano sólido, o que, por sua vez, me impulsionou a seguir em frente com novos projetos nos quais estou empolgada”.

Pouco depois, uma “grande artista” convidou Lenchantin para se juntar à sua banda como baixista. “Eu congelei”, ela conta na biografia do álbum, afirmando que suas experiências anteriores em grupos de alto perfil a deixaram “traumatizada”. “E até onde isso pode te levar?” ela pergunta, observando que recusou a oferta para criar Triste. “Caso contrário”, disse ela, “você só fica andando em círculos”.

Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Andy Greene, no dia 19 de agosto de 2025, e pode ser conferido aqui.

+++ LEIA MAIS: Weezer, Bloc Party, Mogwai, Judeline e Otoboke Beaver anunciam show em SP

+++ LEIA MAIS: Kate Moss explora a metamorfose criativa de David Bowie em novo podcast

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade