Música
Aubrey Plaza diz que luto é ‘um imenso oceano de desgraça’ após morte do marido, Jeff Baena

Aubrey Plaza fez uma rara aparição pública como convidada no podcast Good Hang, de Amy Poehler, onde falou brevemente sobre o luto que tem vivido desde que seu marido, Jeff Baena, morreu por suicídio em janeiro de 2025.
“No geral, estou aqui e estou funcionando”, disse Plaza a Poehler, que perguntou sobre seu “ano terrível, terrível, trágico” logo no início do episódio. “Sinto-me muito grata por estar seguindo pelo mundo. Acho que estou bem, mas é uma luta diária, obviamente.”
Plaza e Baena se casaram em 2021 após 10 anos de relacionamento. Na cerimônia improvisada, o casal usou roupas tie-dye feitas por eles mesmos, uma lembrança de um de seus passatempos durante a pandemia. Quando Plaza fez sua primeira aparição após a morte do marido, no especial de 50 anos do Saturday Night Live em fevereiro, usava uma camiseta tie-dye.
A atriz usou uma comparação cinematográfica para explicar como tem lidado com o luto, avisando antes: “Essa é uma analogia bem boba e que virou meio uma piada em certo momento, mas eu realmente penso assim. Você viu aquele filme Entre Montanhas?”
O longa de 2025 é estrelado por Miles Teller e Anya Taylor-Joy como franco-atiradores posicionados em um desfiladeiro, um abismo cheio de criaturas monstruosas e mutantes. “No filme, tem um penhasco de um lado e outro penhasco do outro, e no meio o desfiladeiro está cheio dessas pessoas-monstro tentando pegá-los”, explicou Plaza.
“Juro que quando assisti, pensei: é exatamente assim que meu luto parece”, disse, “ou como o luto pode ser”. O abismo pessoal de Plaza é preenchido por esse sentimento, mas às vezes ela sente que está posicionada em um dos penhascos.
“O tempo todo existe como que um imenso oceano de desgraça, bem ali, e eu consigo vê-lo”, contou. “Às vezes eu só quero mergulhar nele e ficar lá. Outras vezes, apenas olho para ele, e às vezes tento me afastar. Mas ele está sempre ali. Sempre presente, e as pessoas-monstro estão tentando me pegar, como no filme com o Miles Teller.”
Plaza tem encontrado apoio nas amigas, que a fazem rir. “Meu grupo de amigas, nós éramos um grupo de improviso só de mulheres, mas depois viramos praticamente um coven — nos chamamos Bombardo“, contou. “Temos um grupo de mensagens, fazemos chamadas no Zoom, fazemos viagens. Essas garotas me fazem rir demais. Além disso, nos conhecemos há muito tempo. O que mais me faz rir são minhas amigas engraçadas”.
+++LEIA MAIS: Aubrey Plaza e Amy Poehler reprisam papéis icônicos de Parks and Recreation; assista