Música
Biff Byford remove tumor da próstata e Saxon cancela mais shows

O Saxon está fora da estrada desde o início do último mês de julho. Ainda em junho, a banda anunciou que cancelaria boa parte de sua agenda futura devido a uma cirurgia emergencial à qual seu vocalista, Biff Byford, seria submetido.
Agora, descobriu-se o motivo da operação. Uma publicação nas redes sociais informa que o cantor teve de remover “um pequeno tumor” de sua próstata. Após o procedimento, o artista passará por sessões de quimioterapia “por um curto período”. Consequentemente, mais apresentações serão adiadas, com um retorno previsto apenas para novembro.
Segundo o texto conjunto, “os médicos disseram que seu prognóstico é positivo”. Já em vídeo somente de Biff, transcrito pelo Blabbermouth, ele afirmou:
“Fiquei doente e, como vocês sabem, já tive problema cardíaco, mas desta vez não foi no meu coração. Fiz uma ressonância magnética normal da minha próstata antes de viajar para os Estados Unidos, alguns meses atrás, mas encontraram uma sombra, um pequeno tumor, que eles não sabiam que estava lá. Foi por isso que precisei fazer uma operação bem rápida no dia 8 de julho. […] Infelizmente, preciso fazer um curto período de quimioterapia, o que eles chamam de ‘limpeza’, para o caso de haver algo ali que eles não tenham deixado passar.”
Ainda na ocasião, Byford revelou estar criando o próximo álbum do Saxon. Ainda não há data de lançamento prevista para o lançamento de Hell, Fire and Damnation (2024). “É a vantagem de ter um tempo livre”, brincou o artista.
Saxon no Brasil
O Saxon esteve no Brasil no último mês de maio. Na ocasião, realizou apresentações no festival paulistano Bangers Open Air, além de Belo Horizonte e Porto Alegre. Texto publicado pelo jornalista Igor Miranda na Rolling Stone Brasil destaca:
“Por quanto tempo o fã brasileiro ainda terá a chance de ver o Saxon, na ativa há 50 anos e com uma performance tão enérgica como sempre? Como esta pergunta carece de resposta, não se deve desperdiçar a oportunidade de vê-los ao vivo. Contudo, baseado no que se acompanhou durante o Bangers Open Air, Biff Byford e a máquina de tocar bateria Nigel Glocker, os únicos setentões da formação, não têm dado sinais de que pretendem parar — tampouco seus três colegas mais jovens. Vida longa aos injustiçados do heavy metal que, ao menos no Brasil, encontram alguma justiça.”
+++ LEIA MAIS: A veterana banda de metal que mandou bem demais no 2º dia de Bangers Open Air
+++ LEIA MAIS: A banda de rock com “freiras” góticas e decotadas que roubou a cena no Bangers
+++ LEIA MAIS: Glenn Hughes desafia a lógica e sua própria idade com show no Bangers Open Air
+++ LEIA MAIS: Kerry King fala à RS sobre show no Brasil, carreira solo, Slayer e mais
+++ LEIA MAIS: Um papo com H.E.A.T, banda de hard rock que pode surpreender — de novo — no Bangers
+++ LEIA MAIS: Doro Pesch fala à RS sobre show no Brasil, tributo a Lemmy e memórias com o Kiss
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram