Connect with us

Música

A decisão que separa o Iron Maiden do Metallica, explicada por Bruce Dickinson

Published

on


Tem quem acredite na existência de uma rixa entre Iron Maiden e Metallica. Besteira. A segunda banda citada, americana, é grande fã da primeira, inglesa, bem como de seus contemporâneos. Chegaram até a gravar um cover de “Remember Tomorrow”, faixa do primeiro álbum do Maiden. Já houve, também, trocas de elogios entre as partes na imprensa.

Mas não quer dizer que os grupos, os dois mais populares da história do heavy metal, tenham a mesma visão de mundo quando se trata de suas próprias decisões. Há algo que o Metallica toparia fazer, mas o Iron Maiden não.

Em entrevista ao jornalista Eddie Trunk (via BraveWords), o vocalista Bruce Dickinson revelou se seu grupo, o Maiden, toparia realizar uma temporada de shows como residente do The Sphere, luxuosa e tecnológica arena de entretenimento em Las Vegas, nos Estados Unidos. A resposta foi categórica:

“Não.”

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, em 2025
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, em 2025 – Foto: Jo Hale / Redferns

A razão também se mostrou sucinta, mas precisa:

“Isso não é Iron Maiden.”

Convidado a elaborar seu raciocínio, Dickinson, sem citar o Metallica ou qualquer outra atração do local, afirmou:

“Iron Maiden é sobre a relação entre banda e público. O show é uma ampliação do que fazemos. Até onde entendi, o Sphere é abrangente e eu aprecio o que você diz. Mas acho que a banda ficaria muito desconfortável com a ideia. Fazemos um monte de coisas: andamos e corremos por aí. Mas qual o sentido do Sphere? Qual o sentido de se estar lá se você é uma banda?”

O desconforto mencionado por Bruce tem a ver com o fato de o Sphere ter, como foco, uma experiência audiovisual imersiva. O artista praticamente se torna coadjuvante, pois o destaque está no som e nos aparatos visuais que incluem uma tela LED interna com resolução de 16K, alto-falantes com tecnologias de formação de feixe, síntese de campo de onda e efeitos físicos 4D.

Metallica toparia tocar no Sphere

Por sua vez, o Metallica aceitaria se apresentar no Sphere. Em entrevista ao radialista Howard Stern, o baterista Lars Ulrich declarou, ao ser perguntado sobre rumores de que tocaria por lá:

“Não vou confirmar nada, porque não há nada para confirmar. Mas não vou negar, porque todos nós somos fãs deste local. Todos os nossos empresários e produtores estiveram lá e deram uma olhada. É algo que estamos considerando, [mas] nada está gravado em pedra ou com sinal verde. É algo que estamos considerando em algum momento, quando a turnê de 2026 terminar… Não vou enrolar; eu adoraria fazer isso, que não haja dúvidas sobre isso. Pedindo minha opinião, eu adoraria fazer isso.”

James Hetfield e Lars Ulrich durante show do Metallica em 2023
James Hetfield e Lars Ulrich durante show do Metallica em 2023 – Foto: Scott Legato / Getty Images

Ulrich acrescentou sobre o local:

“Eu estava lá vendo o U2 na primeira noite. Quando eles subiram naquele palco, eu queria ver pessoalmente antes de ver no YouTube ou ler sobre. Eu estava lá, como todos os outros que estavam lá naquela noite, e fiquei completamente impressionado. Senti que aquele era o início de um novo capítulo nas apresentações ao vivo.”

U2, Phish, Dead & Company, Eagles, Anyma, Kenny Chesney e Backstreet Boys já se apresentaram ou seguem tocando no Sphere. A Zach Brown Band realiza uma temporada entre dezembro e janeiro, já no ano que vem.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson tem 3 brasileiros em seu ‘novo’ disco; falamos com um deles
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade