Connect with us

Moda

WhatsApp pode ser proibido em breve; saiba por quê

Published

on


Os serviços de chamadas no WhatsApp e Telegram foram recentemente restringidos pelo governo russo, conforme divulgado pelo Roskomnadzor em 13 de agosto. A ação, que afetou as comunicações nesses aplicativos amplamente utilizados, foi atribuída ao combate a atividades ilegais.

No entanto, tanto empresas de tecnologia quanto grupos de defesa digital expressaram preocupações sobre as reais motivações por trás dessas medidas, levantando questões sobre privacidade e controle estatal na esfera digital russa.

O governo da Rússia justifica as restrições alegando que as chamadas nos aplicativos WhatsApp e Telegram facilitam fraudes e terrorismo. Críticos, no entanto, enxergam essa justificativa como parte de uma ação mais ampla para fortalecer o controle sobre as comunicações online.

Observadores do mercado notam que tais restrições podem incentivar a migração para o MAX, um aplicativo de mensagens desenvolvido pelo Estado, promovido como uma alternativa integrada, mas com implicações para a vigilância governamental.

Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, as empresas de tecnologia baseadas fora da Rússia, como o WhatsApp, enfrentam sanções internas e pressão para permitir o acesso a dados pelos órgãos russos.

Apesar da resistência, muitos temem que tais práticas possam avançar a fragmentação da internet, conhecida como “splinternet”, onde redes nacionais criam barreiras ao fluxo livre de informações. Isso não apenas desafia a natureza aberta da internet, mas também levanta preocupações sobre a liberdade de expressão e privacidade de dados.

Enquanto o governo russo impulsiona o MAX, apontado como um substituto seguro e integrado aos serviços públicos, a natureza de sua supervisão e acesso a dados dos usuários suscita questões sobre privacidade.

O aplicativo, desenvolvido pela VK, disponibiliza uma plataforma multifuncional que combina comunicações, serviços governamentais e pagamentos, mas seu uso implica em monitoramento potencial das atividades do usuário, conforme indicam seus termos de serviço.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade