Música
O papel relacionado a Raul Seixas que Ravel Andrade interpretou anos atrás

Ravel Andrade recebeu a missão de interpretar Raul Seixas na série Raul Seixas: Eu Sou (2025), disponível no Globoplay, e mergulhou no personagem. Porém, há cerca de uma década, ele já havia tido contato com o universo musical e pessoal do Maluco Beleza ao participar de um filme cujo protagoista foi um grande parceiro de Raul.
Em 2014, Ravel fez Paulo Coelho — em versão mais jovem — no filme Não Pare na Pista, que retrata vida e obra do escritor brasileiro que coescreveu com Raul Seixas algumas de suas principais canções – “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, “Medo da Chuva”, “Sociedade Alternativa”, “Tente Outra Vez”, “Gîtâ” e várias outras.
Em entrevista a Luis Maluf para a Rolling Stone Brasil, Ravel relembrou essa história e comentou sobre o quanto o filme ajudou a alavancar sua carreira, possibilitando sua mudança para São Paulo.
Ele contou:
“Olhando para trás, há 10 anos, o meu primeiro grande trabalho, o trabalho que me tirou de Porto Alegre e me trouxe para São Paulo, foi o filme do Paulo Coelho. Chama Não Pare na Pista (2014), dirigido pelo Daniel Augusto. Eu já era ator em Porto Alegre. Eu já fazia teatro lá, já fazia parte de um grupo. Já fazia curta-metragem, já fazia cinema lá, mas nada muito grande. Eu ainda estava experimentando e aprendendo muito. Ainda me considero um aprendiz, mas hoje em dia eu tenho muito mais consciência. Eu estava muito verde ali naquele momento.”
Curiosamente, o filme Não Pare na Pista tinha como ator principal Júlio Andrade, irmão de Ravel Andrade. No entanto, a produção decidiu que seria oportuno buscar alguém para interpretar um Paulo Coelho mais jovem — e chegou ao nome de Ravel.
Segundo o ator, esse foi o golpe de sorte que o aproximou do universo de Raul Seixas muito antes de saber que um dia iria interpretar o roqueiro em uma série original:
“Acho que foi em 2012. Meu irmão recebeu um convite para fazer o Paulo Coelho. Para interpretar, ser o Paulo Coelho. O roteiro do filme contava a história dele dos 16 aos 23. E depois dos 25 até… não me lembro qual idade. Mas até ele mais velho, até lançar O Alquimista. E aí, quando eles olharam para o personagem mais novo, a produção falou: ‘Tem o Ravel. São irmãos. Está lá em Porto Alegre. Será que ele topa fazer um teste?’. Meu irmão falou que sim e me ligou: ‘Mano, rolou uma oportunidade para você. Um teste para você fazer o Paulo Coelho. Eu vou fazer o Paulo Coelho, e para você fazer ele mais jovem’. Eu vim para São Paulo, fiz o teste, passei no teste e fiz o filme. Quando fiz o filme do Paulo Coelho, entrei um pouco na vida do Raul. Ali já comecei a entrar um pouco na intimidade. O filme falava dessa amizade deles. Nos meus estudos, comecei a escutar as letras, os discos que eles tinham feito juntos. O Raul começou a se aproximar de mim.”
Júlio Andrade fala sobre o irmão Ravel Andrade
Em entrevista ao Gshow, Júlio Andrade disse que se emocionou ao ver o irmão mais novo em cena interpretando Raul Seixas:
“Foi bonito ver o Ravel como Raul. Tive que ir embora porque senão eu ia desconcentrar ele. Falei: ‘Vou ter que ir embora porque não estou cuidando’, e comecei a chorar muito.”
Raul Seixas: Eu Sou
Raul Seixas: Eu Sou estreou no dia 26 de junho de 2025, direto no streaming. Estrelada por Ravel Andrade, a série conta com oito episódios e percorre as décadas de 1970 e 1980, período mais intenso da carreira de Raul.
Assista à entrevista com Ravel Andrade a seguir:
+++ SAIBA MAIS: Músicas de Raul Seixas rendem muita grana para Paulo Coelho? Ele responde
+++ SAIBA MAIS: Por que Paulo Coelho diz não ter saudade de Raul Seixas
+++ SAIBA MAIS: O único erro histórico da série de Raul Seixas, segundo Paulo Coelho