Música
Soraya Thronicke é vaiada em show do Roupa Nova e banda se posiciona

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi vaiada durante uma apresentação do Roupa Nova em Campo Grande. Na ocasião, ela fazia uma pergunta sobre uma música, em um momento de interação que é comum em shows do grupo.
O episódio ocorreu na última sexta-feira, 1º. Tanto a banda quanto a política publicaram notas no fim de semana explicando o fato (via O Globo e Folha de S. Paulo).
Soraya preparava uma pergunta aos artistas quando começou a ser vaiada. Um integrante, o baterista Serginho Herval, logo perguntou se ela é da política. Quando conseguiu completar, a senadora afirmou:
“Tudo certo, a gente vive numa democracia. Eu quero saber de vocês sobre a música ‘Dona’, Serginho.”
O baixista Nando, outro membro do Roupa Nova, então se dirigiu ao público:
“Existem diferenças no nosso país agora. Peço a vocês, em homenagem aos 45 anos de banda, que sejam solução.”
Comunicados posteriores
Posteriormente, o Roupa Nova explicou, por meio de nota nas redes sociais, que não escolhe previamente quem faz as perguntas e que “o episódio não representa, de forma alguma, um posicionamento político da banda ou de um integrante isolado”.
Por sua vez, Soraya atribuiu o episódio à “polarização política”, que alcançou “até espaços de cultura e lazer, onde deveria prevalecer o respeito mútuo” e disse que estava no local como “cidadã, fã da banda e não em exercício de seu mandato”.
Abaixo, as notas na íntegra.
Nota da banda Roupa Nova
“O Roupa Nova vem, por meio desta nota, esclarecer alguns pontos importantes sobre o episódio ocorrido na última sexta-feira (1/8), durante o show realizado em Campo Grande (MS). Como é de conhecimento do público que nos acompanha, há um momento especial no show em que abrimos espaço para perguntas, e durante esse momento, qualquer pessoa pode se manifestar. No entanto, é importante destacar que nem nós, nem nossa equipe temos conhecimento prévio sobre quem fará a pergunta ou qual será o conteúdo dela, e também não fazemos distinção, pois entendemos que quem está lá, está por admirar nosso trabalho. Diante disso, reforçamos que o episódio não representa, de forma alguma, um posicionamento político da banda ou de um integrante isolado. Ao longo dos nossos 45 anos de carreira, sempre mantivemos nossa trajetória pautada pelo respeito ao nosso público, pela música e pela emoção, nunca por polêmicas. Esperamos sinceramente que esse momento isolado não prejudique a conexão sincera que construímos com milhões de fãs ao longo dos anos, nem nos leve a rever o formato do show, especialmente esse espaço de troca tão amado por todos. Quem conhece a nossa história sabe que o Roupa Nova sempre se guiou pela música, pelo amor e pela união, valores que seguimos preservando.”
Nota da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
“Na última sexta-feira (01), durante o show da banda Roupa Nova, em Campo Grande, a senadora Soraya Thronicke foi alvo de vaias após ser convidada pela produção para fazer uma pergunta aos músicos. O momento, que era de celebração e interação com os fãs, foi interrompido por manifestações políticas que destoaram completamente do espírito do evento. A senadora lamenta que a polarização política tenha alcançado até espaços de cultura e lazer, onde deveria prevalecer o respeito mútuo. Reitera que estava ali como cidadã, fã da banda, e não em exercício de seu mandato. Infelizmente, vivemos tempos em que o radicalismo e a intolerância tentam se impor até mesmo nos momentos mais simples. Mas sigo firme, trabalhando pelo Mato Grosso do Sul e defendendo o respeito às diferenças – inclusive àqueles que pensam diferente de mim.”
+++ LEIA MAIS: Navio Roupa Nova 2026 anuncia suas primeiras atrações
+++ LEIA MAIS: O único cantor vaiado nas despedidas de Black Sabbath e Ozzy
+++ LEIA MAIS: Roupa Nova: 5 músicas que estarão para sempre nos corações dos brasileiros