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Novo modelo de identidade já está disponível; veja como obter

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Nos últimos anos, o governo federal iniciou a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento que veio para substituir o antigo RG e unificar a identificação dos cidadãos em todo o território brasileiro.

A proposta é modernizar o sistema de identificação, oferecendo mais segurança, padronização e integração entre os órgãos públicos.

De acordo com um levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 30 milhões de brasileiros já aderiram ao novo modelo.

No entanto, muitos ainda desconhecem que o documento já está disponível e pode ser solicitado gratuitamente.

Novo modelo de identidade já está disponível; veja como obter

A nova identidade traz mudanças importantes. A principal delas é que o número de registro passa a ser o mesmo do CPF, eliminando a antiga prática de cada estado emitir um RG diferente, o que, por vezes, causava duplicidades e divergências de informações.

O documento foi desenvolvido para ser mais seguro, incorporando um QR Code que permite a verificação de autenticidade em tempo real, o que ajuda no combate a fraudes.

Além disso, a CIN pode ser emitida em três formatos: físico em papel, físico em cartão de policarbonato e digital, acessível por meio do aplicativo Gov.br.

Outra novidade é a possibilidade de incluir, na versão digital, informações de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Número de Identificação Social (NIS).

A identidade também contempla símbolos de acessibilidade para pessoas com deficiência, bastando a apresentação dos documentos comprobatórios no ato da solicitação.

Quem pode solicitar a nova identidade e como fazer isso?

Qualquer cidadão brasileiro pode solicitar a nova carteira, desde recém-nascidos até idosos. A primeira via, em papel, é gratuita em todos os estados.

A validade do documento varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e prazo indeterminado para quem tem mais de 60 anos.

Para emitir a CIN, o interessado deve agendar um atendimento no Instituto de Identificação do seu estado ou no Distrito Federal. Cada local possui seu próprio sistema de agendamento, com links disponíveis no portal gov.br/identidade.

Em São Paulo, o serviço é realizado pelo Poupatempo, por exemplo, enquanto no Rio de Janeiro essa função é do Detran. No dia agendado, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

O governo esclarece que os documentos antigos continuam válidos até 2032, mas recomenda que a população faça a atualização para garantir os benefícios do novo sistema.



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