Celebridade
Carolina Dieckmmann relembra perda da mãe ao lidar com morte de Preta Gil e médico explica: ‘Sofrimento’

Na última segunda-feira, 4, Carolina Dieckmmann revelou que a morte de sua mãe, Maíra Dieckmann, está lhe ajudando a enfrentar a perda de Preta Gil
Na última segunda-feira, 4, Carolina Dieckmmann (46) fez um desabafo nas redes sociais. A atriz confessou que a morte de sua mãe, Maíra Dieckmann, está lhe ajudando a enfrentar a perda de Preta Gil (1974-2025). Em seus Stories do Instagram, a artista contou que há seis anos entendeu a sua própria maneira de processar o luto.
“Eu perdi a minha mãe seis anos atrás e meio que eu entendi a minha maneira de processar o luto, muito através dessa perda. Para mim, é uma coisa totalmente irregular. Ele não é reto, nem crescente, nem decrescente, cada dia melhor, cada dia pior. Ele é como uma onda: tem dia que você está numa onda de não acreditar, que você entra em negação, e aí você consegue passar melhor por aquele dia“, admitiu.
Em entrevista à CARAS Brasil, Dr. José Fernandes Vilas explica que é possível que um luto anterior ajude a enfrentar uma nova perda. “Quando Carolina Dieckmann menciona que a morte da mãe tem lhe ajudado a lidar com a partida de Preta Gil, ela está verbalizando um fenômeno que vemos com frequência na clínica: o ser humano“, diz.
“Ao atravessar uma dor profunda, desenvolve recursos emocionais e estratégias internas que podem ser resgatadas em outros momentos difíceis. Isso não significa que a nova dor seja menor — mas sim que o corpo e a mente já reconhecem o terreno do sofrimento e, de alguma forma, sabem por onde caminhar”, acrescenta.
O psiquiatra ainda reforça que já ter passado por um luto pode ajudar a enfrentar novas perdas: “É como se o cérebro tivesse criado ‘trilhas’ emocionais de enfrentamento: aprender a respeitar o tempo da dor, entender que oscilamos entre momentos de profunda tristeza e algum alívio, e até reconhecer que é possível viver apesar da ausência“.
“Pessoas que já vivenciaram o luto anteriormente tendem a compreender melhor seus próprios sentimentos durante uma nova perda — o que favorece um acolhimento mais saudável das emoções“. finaliza sobre o caso da atriz.
CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE CAROLINA DIECKMMANN
Leia também: Antes da morte de Preta Gil, Carolina Dieckmmann falou sobre a amizade entre elas: ‘Juntas’