Música
A pessoa que foi o rei e a rainha do rock and roll, segundo Lemmy

Dos mestres do soul, como Sam Cooke e Otis Redding, a astros do rock, como Paul McCartney e Robert Plant. Todos veneravam e/ou ainda veneram a performance explosiva e os vocais poderosos de Little Richard, um dos pioneiros do rock and roll.
O saudoso Lemmy Kilmister, líder do finado Motörhead e ex-Hawkwind, também integrava com orgulho essa lista. O vocalista e baixista inglês falecido em 2015 era um grande admirador de “Ricardinho” e o definia como “o rei e a rainha do rock and roll”.
Além dos atributos vocais e rítmicos, Lemmy destacava a sexualidade presente na obra e nas apresentações de Little Richard, que introduziu elementos de androginia no rock ainda na década de 1950.
Provavelmente o primeiro roqueiro a se declarar gay, Little Richard tinha como marca os vocais e a dança extravagantes — o que, segundo Lemmy, foram influências primordiais em sua formação musical.
Ele falou à Spin (via Far Out) em 2009:
“Little Richard me inspirou para os vocais. Ele tinha a voz mais pura e alegre do rock and roll. Ele certamente não gostava de garotas — ele era o rei e a rainha do rock and roll. Havia ótima música naquela época, e tudo parece ter ido por água abaixo agora. Eu sei que parece que sou um velho miserável e rabugento — e acredite, eu sou — mas é verdade.”
Sobre Little Richard
Autor de clássicos do rock como “Tutti-Frutti” e “Long Tall Sally (The Thing)”, Little Richard influenciou gerações de novas bandas nos anos 1960 e além, como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, AC/DC e outras.
Little Richard morreu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos, em Tullahoma, Tennessee (EUA). Ele tinha câncer nos ossos e já estava debilitado há meses.
+++ LEIA MAIS: 10 músicas essenciais de Little Richard
+++ LEIA MAIS: O artista que ensinou tudo a Paul McCartney, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Qual grande artista inspirou Brian Johnson, do AC/DC, a cantar?