Música
Aos 89 anos, Buddy Guy lança álbum que celebra o blues de Chicago

O lendário guitarrista Buddy Guy, um dos maiores ícones do blues, comemorou o aniversário de 89 anos com o lançamento de um novo álbum. Disponibilizado nas plataformas de streaming no dia 30 de julho, Ain’t Done with the Blues não só celebra a longa jornada do artista na música, como também reafirma seu compromisso para preservar o gênero que o consagrou ao longo da carreira.
A novidade chega logo após a participação do guitarrista no aclamado filme Pecadores (2025), de Ryan Coogler, e traz 18 faixas distribuídas em dois discos. Ain’t Done with the Blues conta com colaborações especiais de grandes nomes do rock e do blues, como Joe Walsh, Peter Frampton, Joe Bonamassa e The Blind Boys of Alabama. Tom Hambridge foi o encarregado da produção.
Com o álbum e a participação no filme, Buddy Guy cumpre um pedido dos ícones BB King e Muddy Waters: preservar o blues. “Eu os conhecia e antes de eles morrerem me disseram: ‘Cara, se você viver mais que eu, tenta manter o blues vivo.’”
O músico também reforça que, embora o gênero tenha perdido um pouco de seu espaço nas rádios, sua presença em filmes e plataformas de streaming tem garantido que permaneça relevante para o público jovem. “O blues nunca vai morrer, ele vai continuar vivo enquanto houver quem queira ouvir e preservar”, afirmou Guy.
Além do lançamento de Ain’t Done with the Blues, Buddy Guy segue rodando os Estados Unidos com a Damn Right Encore Tour em 2025, embora tenha diminuído a quantidade de apresentações ao vivo.
Buddy Guy na Rolling Stone Brasil
Em 2023, Buddy Guy estampou a capa da Edição Especial Best of Blues and Rock da Rolling Stone Brasil. “A primeira vez em que estive aí, me surpreendi muito, porque os brasileiros conheciam a minha música. Sabia que tinha pessoas muito amorosas, mas não imaginava tanto carinho. Então, eu me apaixonei. Eu amo o Brasil”, declarou na época.
+++LEIA MAIS: Buddy Guy se declara ao Brasil em turnê de despedida: “não imaginava tanto carinho”
+++LEIA MAIS: Deuses da guitarra Jimi Hendrix e Buddy Guy improvisam juntos em vídeo raro; assista