Connect with us

Música

A tática infalível para System of a Down lançar novo disco, segundo baterista

Published

on


Não é segredo que o hiato criativo do System of a Down — 20 anos sem álbum novo, com apenas duas músicas inéditas desde então — ocorre por divergências criativas. Mais especificamente, entre o vocalista Serj Tankian e o guitarrista Daron Malakian.

Em entrevista ao podcast de Sona Oganesyan (via Blabbermouth), o baterista John Dolmayan revelou ter uma estratégia curiosa para fazer com que um disco enfim se torne realidade. Para ele, que é cunhado de Tankian, basta inverter a ordem do processo criativo.

“Contei a Daron o segredo de como fazer um álbum: ‘Daron, traga suas músicas por último’. Quando íamos gravar, Daron trazia suas músicas, porque ele tinha muitas. Eram muito bem pensadas, as mais completas. Então, propus: por que você não diz para Serj trazer as músicas dele primeiro, para daí analisarmos todas as ideias dele? O mesmo com Shavo [Odadjian, baixista]. Daron traz por último. Qual é a diferença? Isso diz: ‘eu me importo mais com as suas músicas do que com as minhas, e vou pedir para você trazer as suas primeiro’.”

Não se trata de excluir Malakian do processo criativo. Na visão de Dolmayan, o guitarrista acabará emplacando a maior parte das canções do álbum de toda forma.

“A maioria das músicas do Daron vai acabar no álbum. Ele é o melhor compositor que já vi na minha vida. E o Serj é um letrista prolífico. E acredite ou não, muitas das músicas que você mais gosta no System vieram primeiro do Shavo — os riffs, os movimentos se originaram com o Shavo. Teremos muita força ali se simplesmente deixarmos cada um ter seu tempo e não na última parte. Deixar alguém por último menospreza a contribuição da pessoa, os ressentimentos entram em jogo.”

Serj Tankian e Daron Malakian em show realizado em 10 de maio de 2025, no Allianz Parque, em São Paulo - Fotos: Igor Aleixo
Serj Tankian e Daron Malakian em show realizado em 10 de maio de 2025, no Allianz Parque, em São Paulo – Fotos: Igor Aleixo

Igualidade não funcionaria no System of a Down

A apresentadora do podcast até deu uma sugestão que parece lógica: um álbum do System of a Down com o mesmo número de músicas de Daron Malakian e de Serj Tankian. De acordo com John Dolmayan, não funcionaria.

“Mas e se Serj tivesse criado 12 músicas ótimas e elas fossem melhores que as que Daron compôs? Então, fazer um álbum medíocre que não seja o nosso melhor para apaziguar as pessoas? Se não é o melhor, então por que estamos usando? Somos nós que decidimos o que é melhor para aquele álbum. E nosso produtor, que é Rick Rubin, e nosso empresário entram na conversa.”

E se fosse do jeito de John Dolmayan?

Ainda durante a entrevista, John Dolmayan revelou como seriam as atividades atuais do System of a Down se ele estivesse no comando. O baterista disse:

“Faríamos as turnês que já planejamos, e então, em 2027, bloquearíamos seis meses. Iríamos para a casa de algum de nós, em um estúdio que temos em uma dessas casas, onde todos nós temos nossos espaços, e trabalharíamos em um novo álbum do System sem regras. E eu diria para Serj trazer suas músicas primeiro, depois Shavo trazer seus riffs e, por último, Daron. Não colocarei absolutamente nenhum limite em quantas músicas você pode trazer ou cronograma de quanto tempo isso vai levar. E então entraríamos e faríamos um novo disco.”

Enquanto nada disso acontece, o System of a Down tem seis megashows nos Estados Unidos para o período entre agosto e setembro. Serão três cidades com duas apresentações cada. Avenged Sevenfold, Deftones e Korn abrem essas datas. No primeiro semestre, o grupo realizou cinco shows no Brasil, em meio a uma turnê pela América do Sul — a primeira em uma década.

+++ LEIA MAIS: System of a Down ainda pode lançar novo álbum? Daron Malakian atualiza fãs
+++ LEIA MAIS: Por que o System of a Down não deve mudar integrantes, segundo Serj Tankian

+++ LEIA MAIS: Serj Tankian não aguenta mais sustos de fãs que gritam “WAKE UP” para ele na rua
+++ LEIA MAIS: O que Serj Tankian acha de System of a Down continuar com outro cantor?
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade