Música
James Cameron se diz “saudável o suficiente” para dirigir últimos filmes de ‘Avatar’

James Cameron (Titanic) afirmou que pretende continuar à frente da direção dos dois últimos filmes da franquia Avatar. Em entrevista à revista Empire, o cineasta garantiu estar “bom para continuar” com Avatar 4 e Avatar 5, após ter cogitado, em 2022, repassar o comando a outro diretor por conta da intensidade do projeto.
“Quero dizer, não há motivo para não fazer”, disse Cameron, que completa 71 anos em agosto. “Estou saudável, estou pronto. Só não vou descartar. Tenho que encarar isso de forma vigorosa, com a energia necessária para mais seis ou sete anos de trabalho. Se eu conseguir, vou simplesmente fazer.”
Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro filme da saga, estreia ainda este ano. Com os roteiros de Avatar 4 e 5 já finalizados, Cameron revelou também que já tem ideias para possíveis Avatar 6 e 7, embora planeje entregar a direção dessas futuras sequências a outro profissional. “A mortalidade chega, mas estamos nos divertindo e trabalhando com pessoas incríveis”, comentou.
Apesar de também estar envolvido com outras adaptações — como os livros Ghost of Hiroshima e The Devils —, Cameron reiterou que sua prioridade continua sendo a saga em Pandora: “Quando você se conecta com o público, por que desperdiçar isso? Por que começar algo do zero que talvez não funcione?”
O que esperar de Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro capítulo de Avatar?
Detalhes sobre a história de Avatar: Fogo e Cinzas, estrelado por Sam Worthington, Zoë Saldañae Sigourney Weaver, ainda não foram revelados, mas Cameron adiantou o que podemos esperar da novidade: “Fogo pode representar ódio, violência, trauma, possível abuso de poder. Cinzas representam as consequências de toda essa energia, que é o luto e ter que viver com o que você fez”, elucidou o cineasta.
A novidade é uma sequência direta de Avatar: O Caminho da Água, lançado em 2022, que mostrou Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) como pais. Com os riscos ainda mais altos, principalmente com os filhos ansiosos para seguirem os seus passos, eles precisam tomar uma difícil decisão para proteger a família.
Além de Sam Worthington, Zoë Saldaña e Sigourney Weaver, outros veteranos da franquia, como Joel David Moore, Giovanni Ribisi e Stephen Lang, também devem retornar em Avatar: Fogo e Cinzas, junto com Cliff Curtis (Fear the Walking Dead), Kate Winslet (Titanic), Edie Falco (Nurse Jackie), Jack Champion (Pânico VI), adicionados no segundo filme. Oona Chaplin (Game of Thrones) e Davis Thewlis (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) são as novidades no elenco.
Quando estreia Avatar: Fogo e Cinzas?
Além de dirigir, Cameron também é responsável pelo roteiro de Avatar: Fogo e Cinzas, que estreia em 18 de dezembro nos cinemas brasileiros, junto com Rick Jaffa e Amanda Silver, colaboradores do cineasta no segundo capítulo de Avatar. Confira o primeiro pôster da novidade:
FONTE: Variety
LEIA TAMBÉM:Avatar: O Caminho da Água retorna aos cinemas antes da estreia da sequência
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- F1: O Filme
- Jurassic World: Recomeço
- Superman
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
- Cazuza, Boas Novas
- Cloud – Nuvem de Vingança