Música
A impressionante perda de peso de Jesuíta Barbosa para interpretar Ney Matogrosso

Jesuíta Barbosa é um dos grandes trunfos da cinebiografia Homem com H, que retrata vida e obra de Ney Matogorsso. O ator se destaca no papel do protagonista, inclusive no aspecto da semelhança física.
Para dar vida ao músico nas telas de cinema, no entanto, Jesuíta precisou passar por um processo de adaptação. Ney sempre foi e continua magérrimo, apesar de ter o corpo bem definido. Chegar a um físico similar foi um desafio para o ator.
Recentemente, os dois participaram do programa Conversa com Bial, da Rede Globo, e falaram a respeito. Jesuíta revelou quantos quilos precisou perder para interpretar Ney e brincou que já não tem mais o “tanquinho” exibido no filme, pois já voltou a seu peso normal.
“Não tenho mais. Aquilo ali eu tinha 12 quilos a menos. O Ney era finíssimo.”
Ney Matogrosso, então, falou sobre quanto pesava no início de carreira e quanto pesa atualmente, aos 83 anos:
“Ali nos Secos & Molhados eu tinha 53 quilos. Isso não é peso de adulto, né? Mas era o meu peso. Mas eu tinha músculos. Eu tinha musculatura. Agora estou com 62.”
Jesuíta Barbosa se transforma em Ney Matogrosso
Além da adaptação física, Jesuíta Barbosa passou também por um processo de imersão no universo de Ney Matogrosso para poder interpretá-lo em Homem com H.
Ele teve instrução de diferentes profissionais, como dançarinos, coreógrafos, professor de canto e maquiadores. Além disso, o diretor Esmir Filho acompanhou de perto todo o desenrolar da “transformação” de Jesuíta em Ney.
À Rolling Stone Brasil, o cineasta contou:
“O nosso interesse era de dentro para fora e, de dentro, ele já tinha uma modulação Ney. Os dois são artistas performáticos, são pessoas muito íntegras, que são muito reservadas no cotidiano. Mas eles são explosões quando estão no palco ou em cena. Eu sempre achei que eles exalavam o mesmo perfume.”
O filme Homem com H
Homem com H aborda diferentes fases da carreira de Ney, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta.
A produção acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
Rolling Stone Brasil — edição de colecionador sobre Cazuza
Cazuza, o poeta, o músico, o crítico da realidade nacional que permanece tão atual em sua atitude-visão, prevendo “o futuro repetir o passado”. Exemplar em pré-venda no site Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: A única reclamação de Ney Matogrosso sobre ‘Homem com H’
+++ LEIA MAIS: 5 motivos para assistir a Homem com H na Netflix
+++ LEIA MAIS: Homem com H: Veja curiosidades sobre o novo EP de Ney Matogrosso
+++ LEIA MAIS: Veja o faixa a faixa de ‘Homem com H’, novo EP de Ney Matogrosso