Música
O Último Canto das Cigarras, com Alírio Netto e Lívia Dabarian, inicia filmagens

Diretamente da Espanha, Alírio Nettoe Lívia Dabarian desembarcaram no Brasil para as filmagens de O Último Canto das Cigarras, que já tiveram início em Brasília. A novidade, classificada como um “filme musicado”, une drama e música em uma história sobre recomeços.
Na história, escrita e dirigida por Tercio Garofalo, Sebastian (Alírio Netto) é um cantor de sucesso internacional que, após perder a voz em um trágico acidente, vê a sua identidade ruir. É nesse período que ele conhece Aurora (Lívia Dabarian), uma cantora frustrada, filha do dono de uma fábrica de pianos, que teve a sua voz reprimida desde a juventude. A partir desse encontro, a música reaparece como força transformadora e faz com que eles encontrem a possibilidade de um novo começo.
A novidade nasceu do desejo de Tercio e Arílio de explorar o lado menos glamuroso da vida artística, que inclui frustrações, perdas e reconstruções: “Esse filme é um sonho antigo”, afirma o ator e cantor. “E o mais bonito é que eu não só estou interpretando esse personagem, como também estou compondo a trilha sonora do filme. Todas as músicas, todas as letras, nascem dessa jornada dele. (…) É o que ele sente, é a voz interna que ainda grita mesmo quando a voz física some.”
Parte central do projeto, a música é executada ao longo da história, com os atores cantando em cena. Para isso, a dupla se dedicou a uma preparação intensa: Alírio precisou descobrir como soar como uma pessoa sem voz, enquanto Lívia participou de um laboratório focado em piano, já que é um instrumento importante para a sua personagem.
“Música é uma das melhores formas de comunicação, e não só para nós, que somos cantores e atores, mas para todos”, diz Lívia. “Quando uma pessoa s sente feliz, vai em um show ou em uma festa com música animada para comemorar. Ou, quando se sente melancólica, vai em um concerto ou escuta aquela música que toca o seu coração. Então isso faz dessa história, para nós, ainda mais profunda, porque temos a possibilidade de mostrar na telona uma conexção genuína guiada pelas notas de uma música.”
Assim como aconteceu com Bradley Cooper e Lady Gaga em Nasce Uma Estrela, longa de 2018, algumas sequências de O Último Canto das Cigarras serão filmadas durante o festival Capital Moto Week, que acontece até o dia 2 de agosto, com artistas como Angra — com participação de Alírio Netto —, Cidade Negra, Charlie Brown Jr., Detonautas e Magic!. A ideia é trazer mais autenticidade e emoção à história, que ainda não tem previsão para chegar aos cinemas.
LEIA TAMBÉM:MIS exibe documentário sobre Raul Seixas seguido de debate com especialistas
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- F1: O Filme
- Superman
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
- Cazuza, Boas Novas
- Cloud – Nuvem de Vingança
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos