Celebridade
Médico alerta para quadro que Preta Gil sofreu: ‘Proliferação de bactérias’

Em conversa com a CARAS Brasil, o Dr. Henrique Caracossi explicou e alertou sobre um quadro grave que Preta Gil sofreu; saiba tudo
Preta Gil, que morreu no domingo (20) aos 50 anos, sofreu com um quadro grave de infecção urinária em março deste ano. Em conversa com a CARAS Brasil, o Dr.Henrique Caracossi explicou as causas da doença e fez um alerta sobre o quadro.
Quais são as causas da infecção urinária?
A ITU, ou infecção do trato urinário, acontece quando uma bactéria se aloja neste sistema, podendo afetar uretra, rins ou até a bexiga. Os sintomas variam de dor ou ardência ao urinar; febre; mau odor, entre outros sintomas. O especialista apontou as possíveis causas dela acontecer:
“Tem muitas causas! No homem, a principal causa de infecção urinária são problemas prostáticos, como o aumento da próstata, faz com que o fluxo urinário diminua, tendo uma dificuldade de esvaziamento da bexiga. Isso aumenta a chance de ter infecção urinária, primariamente. Depois, temos as causas gerais, como problemas estruturais, na bexiga tendo problemas de refluxo vésicoureteral, válvula de ureta posterior, que são problemas anatômicos também no homem. Na mulher, é diferente! Ela tem uma anatomia mais propícia a ter infecção porque a uretra é curta, sendo 3 ou 4 cm no máximo e isso facilita a entrada de bactérias da região íntima na uretra, então a proximidade da região genital da mulher aumenta a chance de proliferação de bactérias.”, pontuou o nefrologista.
Qual é o tratamento da infecção urinária?
O médico também falou sobre como tratar a doença, tanto de formas medicamentosas, como casos em que é necessário uma intervenção cirúrgica: “O tratamento da infecção urinária geralmente é feito com antibióticos o tratamento e temos que investigar a causa. No caso do indíviduo do sexo masculino,se for prostático, por exemplo, às vezes tem que fazer um procedimento ou tomar alguma medicação para melhorar esta questão, como diminuir o tamanho da próstata ou uma raspagem dela”, explicou o especialista.
Como evitar a infecção urinária?
Por fim, o Dr. Henrique Caracossi alerta para alguns cuidados essenciais que ajudam a evitar a doença. Veja a lista abaixo:
- Manter uma boa hidratação: “Sabemos que a hidratação aumenta fluxo de urina. Isto lava a bexiga, então isso diminui a chance de infecções urinárias.”;
- Não segurar a urina: “O melhor é quando sentir a vontade de fazer xixi, é melhor eliminar”;
- Exames preventivos de próstata:“Exame de toque, exame de PSA, exame de sangue, de imagem, para ver se está com algum problema na próstata. Isso evita, se ela estiver grande, já tratar e evitar a infecção.”;
- Controle de hormônio: “Na mulher, a questão hormonal também, o controle hormonal é importante,assim como a higienização correta”;
- Evitar deixar a parte íntima molhada: “No verão, se utilizar roupas molhadas, evite ficar muito tempo com região molhada. Em caso de menstruação, ter uma higienização mais frequente, evitando proliferação bacteriana”.
Leia também: Isabel Veloso enfrenta pancreatite e hepatite e recebe atendimento emergencial na rua