Connect with us

Moda

Descubra o que levou esta cidade brasileira ser eleita a mais inteligente do mundo

Published

on


Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo
Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo – Gabriel Borghi/istock

Poucas pessoas sabem, mas no Brasil há um município no Paraná que foi eleito a “Cidade Mais Inteligente do Mundo” durante o Smart City World Expo Congress, em Barcelona, em 8 de novembro de 2023.

Curitiba foi quem recebeu esse prêmio principal na categoria “Cidades” por suas políticas públicas inovadoras e foco no desenvolvimento sustentável e inclusão social.

À época, a premiação reconheceu programas de inovação tecnológica do município, como Vale do Pinhão, Saúde Já, Fab Lab Cajuru e Faróis do Saber, criados para promover inovação social, governança digital e mobilidade sustentável.

Reconhecida internacionalmente em série de premiações

Além do título de 2023, Curitiba também foi coroada como Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2024, pelo Intelligent Community Forum (ICF), e recebeu o Seoul Smart City Prize e o World Green City Awards, consolidando pioneirismo global em tecnologia e bem-estar urbano.

Referência mundial em planejamento urbano, Curitiba foi palco de inovações como o sistema de ônibus BRT, primeira rua exclusiva para pedestres e parques públicos que atuam como bacias naturais contra enchentes. O destaque também vai para a Pirâmide Solar, primeira usina urbana instalada sobre aterro sanitário na América Latina.

Por dentro dos programas e inovações

Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão deu origem a centenas de startups, incluindo Ebanx, Olist e MadeiraMadeira, além de programas como “Bom Negócio”, “Empreendedora Curitiba” e cursos de capacitação tecnológica gratuitos para microempreendedores e profissionais 40+.

Pirâmide Solar

A Pirâmide Solar de Curitiba é a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina.

Inaugurada no aniversário de 330 anos de Curitiba (29/3/2023), em seis meses de operação, a Pirâmide Solar de Curitiba, no bairro Caximba, gerou 2.048,985 MWh (megawatts/hora), resultando em uma economia de R$1,17 milhão aos cofres públicos municipais.

Revolução digital

A cidade apresenta alta digitalização de seus serviços públicos por meio de ferramentas como o e‑Cidadão, Agenda Online e Wi‑Fi gratuito em mais de 310 pontos urbanos. Essas iniciativas simplificam o acesso da população aos serviços da Prefeitura e promovem eficiência e inclusão.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade