Música
A banda de rock com o melhor som, na opinião de Prince

Prince transitou com propriedade e desenvoltura por diversos estilos musicais, como o funk, o R&B, o soul, a new wave, o synth-pop e até o hip hop. No entanto, mesmo não sendo um artista popularmente atrelado ao rock and roll — pelo menos no senso comum —, ele nunca desprezou o som mais pesado, principalmente quando bem-feito.
Falecido precocemente em 2016, aos 57 anos, o autor do antológico disco Purple Rain (1984) e de outros sucessos que ajudaram a definir a década de 1980 elogiou bandas de rock contemporâneas a ele, dentre elas o Boston.
Fundado em 1975 pelo multi-instrumentista Tom Scholz, o Boston alcançou o estrelato logo com seu álbum de estreia homônimo, lançado no ano seguinte. O disco foi impulsionado por hits como “Peace of Mind”, “Long Time”, e, principalmente, “More Than a Feeling”, que se tornou sinônimo de classic rock.
Em entrevista de 2004 concedida à Guitar Player (via Far Out), Prince, que era um exímio guitarrista, falou de seu apreço por bons instrumentistas — os quais, segundo ele, geralmente vinham do rock.
Dentre ícones como Brian May, do Queen, e a banda Return to Forever — que trazia gênios como Chick Corea, Stanley Clarke e Al Di Meola mesclando rock e jazz —, o músico também citou nominalmente o Boston.
Veja o que ele disse:
“Os melhores músicos costumavam tocar rock and roll. A primeira vez que você ouve Boston, descobre um som enorme e incrível, com todas aquelas dobras de guitarra. O mesmo vale para Brian May — ninguém soava como ele. Eu ainda penso também no Return to Forever como uma banda de rock. Aqueles caras realmente tocavam, mas não tem mais ninguém fazendo isso no rock hoje em dia.”
Sobre o Boston
Além do debut, o Boston também se destacou com o segundo trabalho de estúdio, Don’t Look Back (1978), que chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos e no Canadá.
Em seguida, porém, a banda originária da cidade de Boston, Massachusetts, ficou quase uma década sem lançar um novo disco. O terceiro álbum só veio em 1986: Third Stage.
Prince criticava artistas contemporâneos
Em contraponto à admiração pelo Boston, Prince se mostrou desgostoso em relação a astros da música pop que despontaram no século 21. Em seu livro de memórias Prince – Fragmentos Autobiográficos: the Beautiful Ones, o artista citou dois fenômenos mundiais da música pop atual:
“Precisamos deixar claro aos executivos da música que eles continuam nos enfiando Katy Perry e Ed Sheeran goela abaixo.”
Prince faleceu no dia 21 de abril de 2026 devido a uma overdose acidental de fentanil.
+++ LEIA MAIS: Diretor fala sobre documentário de Prince que foi cancelado: ‘Piada’
+++ LEIA MAIS: Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
+++ LEIA MAIS: Casa de ‘Purple Rain’, filme protagonizado por Prince, é disponibilizada no Airbnb