Celebridade
Preta Gil já desabafou sobre menopausa e médica alerta: ‘Exige cuidado’

Durante sua batalha contra o câncer, Preta Gil enfrentou a menopausa e desabafou sobre o assunto. A cantora faleceu aos 50 anos no último domingo
No último domingo, 20, a cantora Preta Gil (1974-2025) faleceu aos 50 anos de idade. Ela lutou pelos últimos dois anos contra as complicações de um câncer no intestino. No ano passado, a filha de Gilberto Gil (83) revelou que enfrentou a menopausa:“Durante meu tratamento, eu passei por uma menopausa que não foi nada fácil”, disse em entrevista ao Fantástico.
O que diz a ginecologista?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Ana Paula Fonseca, médica ginecologista e especialista no tratamento de distúrbios menstruais, miomas, síndrome dos ovários policísticos (SOP), que responde.
A ginecologista aponta que durante o tratamento oncológico, especialmente em casos de quimioterapia ou radioterapia, é comum que a paciente sofra algumas alterações hormonais, que pode acabar levando à menopausa induzida.
“O grande desafio é que esses sintomas surgem de forma abrupta, e em um período em que a mulher já está fragilizada emocional e fisicamente. Além dos sintomas clássicos da menopausa, como ondas de calor, insônia, irritabilidade, secura vaginal e perda de libido, há também o impacto emocional de lidar com todas essas mudanças enquanto enfrenta o câncer. É uma carga muito grande para o corpo e para a mente”, afirma.
Menopausa e tratamento oncológico
A menopausa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o fim da menstruação e da capacidade reprodutiva da mulher, marcado pela ausência consecutiva da menstruação por 12 meses. Por isso, a ginecologista chama atenção para este período durante o tratamento oncológico.
“Não é só sobre tratar o câncer, é sobre preservar a qualidade de vida da mulher durante e após o tratamento. Envelhecer precocemente e lidar com a menopausa de forma forçada exige cuidado, empatia e um olhar integral para cada paciente”, finaliza ao avaliar casos como da cantora Preta Gil.
Leia mais: Preta Gil enfrentou a menopausa durante tratamento e médica explica: ‘Uma carga muito grande’