Moda
Frente fria avança por São Paulo com vento e chuva e pode chegar ao interior

A chegada de uma frente fria nesta semana está intensificando o frio em diversas regiões do estado de São Paulo. A atuação do sistema traz alívio na secura do ar dos últimos dias e favorece a ocorrência de chuvas, principalmente na capital e no litoral paulista.
Interior paulista na rota da chuva
A instabilidade começou a se espalhar na quinta-feira, 24, mas se intensifica nesta sexta, 25, quando uma faixa ainda mais ampla de municípios pode ser atingida por pancadas de chuva.
Cidades como Itararé, Botucatu, Itapetininga, Jaú, São Carlos, Rio Claro, Campinas, Mogi Guaçu e Jundiaí estão entre as que podem registrar precipitações. Também há expectativa de tempo instável na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral.
A presença da frente fria, aliada à maior cobertura de nuvens, causa queda nas temperaturas em diversas regiões. Em cidades como São Paulo os termômetros não devem passar dos 22°C.
Já nas regiões mais afastadas da frente fria, como o oeste e o noroeste paulista, o calor ainda predomina. Em Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos e Catanduva, as máximas devem ficar entre 30°C e 31°C.
Alívio para o calor e melhora na qualidade do ar
A atuação da frente fria é comum para esta época do ano. O aumento da umidade pode melhorar a qualidade do ar, principalmente em áreas urbanas densamente povoadas.
No entanto, com a previsão de ventos mais intensos e chuvas localizadas, é importante que os moradores fiquem atentos a possíveis alertas meteorológicos, principalmente nas regiões litorâneas e de serra, onde há maior risco de impactos.