Música
O setlist do último show da carreira de Ozzy Osbourne

Em uma longa carreira musical marcada por sucessos e polêmicas, Ozzy Osbourne é conhecido mundialmente como um dos maiores nomes da história do heavy metal, gênero que ajudou a construir e definir para gerações de fãs do rock.
Ozzy, desde 2018, enfrentava recorrentes problemas de saúde. Naquele ano, contraiu duas infecções na mão e precisou adiar datas de turnê. Em 2019, foi internado na UTI após contrair bronquite. Depois, ele voltou para UTI por conta de uma pneumonia. Já em 21 de janeiro de 2020, Osbourne revelou que recebeu diagnóstico de Parkinson no programa Good Morning America, da ABC.
Mesmo com todas essas questões, o astro do rock tentava retomar a agenda e fazia algumas apresentações pontuais, apesar de não conseguir seguir em uma sequência, como nos Jogos da Commonwealth de 2022, no intervalo o jogo de abertura da temporada 2022 da NFL entre Buffalo Bills e Los Angeles Rams, American Music Awards 2019, entre outras.
A despedida de Ozzy Osbourne dos palcos aconteceu no dia 5 de julho de 2025, no Villa Park, durante o mega festival beneficente Back to the Beginning, que também contou com o último show do Black Sabbath com a formação clássica (Bill Ward, Tony Iommi e Geezer Butler também subiram ao palco). O grupo tocou quatro músicas: “War Pigs“, “N.I.B.“, “Iron Man” e “Paranoid“.
O setlist do último show da carreira de Ozzy Osbourne
Ozzy subiu ao palco montado no gramado do Villa Park, estádio do time do coração dele, Aston Villa, antes do Black Sabbath. Na apresentação, o artista também fez um set curto, com cinco músicas. A chegada dele se deu de modo inusitado. Com problemas físicos que o impediam de andar ou permanecer em pé, ele apareceu sentado em um trono, que surgiu de uma plataforma abaixo do palco, que se abriu para recebê-lo.
Das cinco músicas tocadas, quatro pertencem ao disco solo de estreia dele, intitulado Blizzard of Ozz (1980): “I Don’t Know“, “Mr. Crowley“, “Suicide Solution” e “Crazy Train” — esta última foi a que encerrou o show. Já a terceira faixa da noite, “Mama, I’m Coming Home“, está presente no álbum No More Tears (1991). Veja abaixo:
- “I Don’t Know“;
- “Mr. Crowley“;
- “Suicide Solution“;
- “Mama, I’m Coming Home“;
- “Crazy Train“.
+++LEIA MAIS: O generoso último gesto de Ozzy Osbourne antes de sua morte