Música
O principal acerto de Jesuíta Barbosa em ‘Homem com H’, segundo Ney Matogrosso

Uma das grandes qualidades de Homem com H, cinebiografia que retrata a história e obra de Ney Matogrosso, é a interpretação de Jesuíta Barbosa. O ator responsável por dar vida ao protagonista no filme se destaca e vem recebendo diversos elogios. Inclusive do próprio biografado.
Dentre os vários méritos de Jesuíta, um chamou a atenção de Ney, que o definiu como o “principal” acerto do ator: o olhar.
Em entrevista conjunta com Jesuíta Barbosa no programa Conversa com Bial, da Rede Globo, Ney Matrogrosso ressaltou (transcrição da Rolling Stone Brasil):
“O Jesuíta, no geral, acerta. Eu fico observando o olhar. O gesto, sabe? O olhar é o principal, né? Você vê o olho arregalado do bicho ali cantando, né? Eu tinha meu olho arregalado.”
O músico também acrescentou que frequentemente se viu sendo observado por Jesuíta no dia a dia:
“Ele presta muita atenção em mim. Eu vejo. Ele fica me olhando quando a gente tá nos lugares. Uma vez a gente tava em Fortaleza, ele entrando de esgueio para ficar prestando atenção como eu era para ele fazer.”
Preparação de Jesuíta Barbosa para interpretar Ney Matogrosso
Dar vida a Ney Matogrosso nas telas de cinema não foi nada fácil, garante Jesuíta Barbosa. Apesar da interpretação que vem sendo aclamada, o ator revela que o trabalho envolveu perder 12kg e uma rotina exaustiva de gravações.
Ao site Omelete, Jesuíta contou:
“Eu senti um cansaço, sim, porque a gente trabalhou muito. A gente trabalhou dança, voz, teatro… o Esmir sempre junto coordenando isso. Existia, com certeza, um cansaço. Principalmente porque, nesse filme, a gente começou gravando todos os shows, as performances, uma seguida da outra. E isso foi muito cansativo, mas ao mesmo tempo foi o que me deu espaço depois para um descanso, para trabalhar cenas mais íntimas, mais intimistas. Mas não foi tarefa fácil, não, mas ninguém disse que ia ser fácil, nem tem que ser fácil também. É trabalhoso fazer cinema, mas é muito prazeroso ao mesmo tempo. Existe prazer na dificuldade.”
O filme Homem com H
Homem com H aborda diferentes fases da carreira de Ney, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta.
A produção acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
A direção do filme é de Esmir Filho. Além de Jesuita Barbosa, o elenco inclui Rômulo Braga, Hermila Guedes, Mauro Soares, Jeff Lyrio, Carol Abras, Lara Tremoroux e a cantora Céu.
Rolling Stone Brasil: Cazuza — edição de colecionador
Cazuza, o poeta, o músico, o crítico da realidade nacional que permanece tão atual em sua atitude-visão, prevendo “o futuro repetir o passado”, é homenageado na edição de colecionador da revista Rolling Stone Brasil. Ele nos deixou em 1990, mas seu legado permanece, como provam a exposição Cazuza: Exagerado — com 700 itens da memorabilia do filho da Lucinha e do João — e o doc “Cazuza: Boas Novas”, que mergulha nas memórias dos amigos e parceiros musicais do artista. Compre no site Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: Homem com H: Veja curiosidades sobre o novo EP de Ney Matogrosso
+++ LEIA MAIS: O novo filme que Ney Matogrosso diz estar com vontade de assistir
+++ LEIA MAIS: 5 motivos para assistir a Homem com H na Netflix