Connect with us

Moda

5 chás que ajudam a aliviar os sintomas do refluxo

Published

on


Entre as estratégias naturais, algumas infusões se destacam por seus efeitos calmantes, anti-inflamatórios e digestivos – Tharakorn/iStock
Entre as estratégias naturais, algumas infusões se destacam por seus efeitos calmantes, anti-inflamatórios e digestivos – Tharakorn/iStock – Tharakorn/istock

O refluxo gastroesofágico, condição caracterizada pela volta do conteúdo gástrico ao esôfago, atinge milhões de pessoas e provoca sintomas como azia, queimação no peito e sensação de regurgitação. Embora o tratamento medicamentoso seja fundamental em muitos casos, ajustes no estilo de vida e na alimentação também desempenham papel importante no controle da doença.

Entre as estratégias naturais, algumas infusões se destacam por seus efeitos calmantes, anti-inflamatórios e digestivos — e a ciência tem investigado seus benefícios.

Confira cinco tipos de chá com comprovação científica que podem contribuir para amenizar os desconfortos do refluxo:

1. Chá de gengibre (Zingiber officinale)

O que diz a ciência: Estudos publicados em periódicos como Food & Function apontam que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e antieméticas (contra náuseas) que ajudam a reduzir irritações no trato gastrointestinal.

Por que ajuda no refluxo: O gengibre acelera o esvaziamento gástrico e melhora a digestão, diminuindo a pressão sobre o esfíncter esofágico inferior — estrutura que, quando fragilizada, facilita o refluxo.

2. Chá de camomila (Matricaria chamomilla)

O que diz a ciência: Pesquisas sugerem que a camomila possui compostos como apigenina e bisabolol, que reduzem inflamações e aliviam o estresse gastrointestinal.

Por que ajuda no refluxo: Ao diminuir a inflamação e o estresse, a camomila pode atenuar episódios de refluxo, especialmente os relacionados à ansiedade ou má digestão.

3. Chá de alcaçuz deglicirrizinado (Glycyrrhiza glabra)

O que diz a ciência: Revisões científicas, como as publicadas no Journal of Research in Medical Sciences, demonstram que a versão deglicirrizinada do alcaçuz (sem o composto que pode causar efeitos colaterais) ajuda a proteger a mucosa gástrica.

Por que ajuda no refluxo: O alcaçuz deglicirrizinado forma uma espécie de revestimento protetor no estômago e no esôfago, reduzindo a irritação causada pelo ácido.

4. Chá de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)

O que diz a ciência: Bastante estudada no Brasil, a espinheira-santa apresenta efeito gastroprotetor, segundo estudos da Revista Brasileira de Farmacognosia.

Por que ajuda no refluxo: A planta auxilia na cicatrização da mucosa gástrica e inibe a produção excessiva de ácido, sendo uma aliada no alívio da azia e das dores estomacais.

5. Chá de funcho (Foeniculum vulgare)

O que diz a ciência: O funcho é conhecido por seu potencial digestivo e carminativo (reduz gases), e estudos indicam ação anti-inflamatória moderada no trato digestivo.

Por que ajuda no refluxo: O chá de funcho facilita a digestão, diminui o inchaço abdominal e contribui para o bom funcionamento intestinal, o que pode reduzir a pressão abdominal e, consequentemente, o refluxo.

Chás com cafeína, como o preto e o mate, tendem a relaxar o esfíncter esofágico e devem ser evitados – Depositphotos/VadimVasenin
Chás com cafeína, como o preto e o mate, tendem a relaxar o esfíncter esofágico e devem ser evitados – Depositphotos/VadimVasenin – Depositphotos/VadimVasenin

Atenção: nem todo chá é benéfico

Embora essas opções sejam bem toleradas, é importante lembrar que nem todas as infusões são indicadas para quem sofre de refluxo. Chás com cafeína, como o preto e o mate, tendem a relaxar o esfíncter esofágico e devem ser evitados. O uso de qualquer planta medicinal também deve ser feito com orientação profissional, especialmente em casos de uso contínuo ou em associação com medicamentos.

Soluções de alívio para o refluxo

Com respaldo de estudos científicos, essas cinco infusões naturais podem atuar como aliadas no alívio dos sintomas do refluxo. Incluí-las na rotina pode ajudar a promover conforto digestivo — sempre com equilíbrio e acompanhamento médico.


5 mudanças de hábitos que ajudam a evitar azia

Caracterizada por uma sensação de queimação no peito, atrás do osso esterno, que sobe até o pescoço, a azia frequentemente provoca gosto ácido ou amargo na boca. Dados sobre o tema indicam que aproximadamente 35 milhões de brasileiro têm algum tipo de refluxo. 

 



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade