Música
Veja o faixa a faixa de ‘Homem com H’, novo EP de Ney Matogrosso

Após o sucesso de Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso, o cantor lançou um EP de mesmo nome com gravações inéditas feitas para o filme dirigido por Esmir Filho com trilha sonora produzida por Amabis. O projeto chegou às plataformas de áudio nesta sexta-feira, 18.
Composto por quatro canções, o EP Homem com H traz “Rosa de Hiroshima” (Vinicius de Moraes), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Casinha Pequenina” (autor desconhecido/domínio público) e “Réquiem para Matraga” (Geraldo Vandré).
“Esse desenho sobre a trilha sonora e as músicas, os fonogramas que estariam no filme, sempre foi muito importante para mim. Começou muito cedo, com o pessoal da Amabis, seis meses antes da pré-produção do filme. A gente sabia que precisaria contar com gravações inéditas, porque existiam músicas da história do Ney que ele cantava antes de ter surgido nos palcos com o Secos & Molhados, e outras que nunca tinham sido gravadas”, conta Esmir Filho à Rolling Stone Brasil. “Então, desde o início, como o Ney acompanhava todo o processo e sabia da importância dessas músicas para a história dele, ele topou fazer essas gravações inéditas.”
A seguir, confira detalhes sobre cada faixa.
“Rosa de Hiroshima”
A abertura e Homem com H acontece com o poema de Vinícius de Moraes eternizado na voz de Ney com o Secos & Molhados. A versão do EP “foi pensada como uma faixa celebrativa, com Ney cantando no tom original com maestria”, explica Gui Amabis.
E a versão de “Rosa de Hiroshima” de Homem com H é inédita até para o filme, já que acabou não entrando no corte final. “Foi muito lindo ouvir o Ney cantar essa música, que há muito tempo ele não cantava”, comenta o diretor.
“O Mundo é um Moinho”
O clássico de Cartola virou presença garantida na obra de Ney Matogrosso e aparece em outras quatro gravações do cantor nos álbuns Pescador de Pérolas (1987), À Flor da Pele (1990), Ney Matogrosso Interpreta Cartola (2002) e Ney Matogrosso Interpreta Cartola Ao Vivo (2003).
A primeira gravação aconteceu originalmente pelo violão de Raphael Rabello. Agora, ganha uma releitura inédita com João Camarero, que além de grande violonista, interpreta Rabello no filme.
“Casinha Pequenina”
Uma das músicas mais marcantes da cinebiografia, “Casinha Pequenina” aparece na trama com Ney descobrindo a potência da própria voz no coral em Brasília.
“A canção partiu da pesquisa do repertório dos corais madrigais dos anos 1950/60. Convidamos a arranjadora vocal Tarita de Souza para arranjar e arregimentar o coral que acompanha Ney na gravação da música e na cena do filme. Uma grande e ótima surpresa para todos nós foi Ney dublar Jesuíta Barbosa”, explica Amabis.
“Réquiem para Matraga”
O encerramento do EP acontece com a canção de Geraldo Vandré. “Foi muito bonito, porque ele gravar Geraldo Vandré, de uma época que ele cantava com a [compositora e amiga] Luhli no violão, mas que não existem registros dessa gravação, é revisitar um momento importante da história dele”, comenta Esmir Filho.
“Réquiem para Matraga” aparece em duas cenas do filme: na que Ney grava voz sobre a atuação de Jesuíta (com Bela Leindeckere) e na que Jesuíta dubla Ney, numa pré-gravação em estúdio
Sobre Homem com H
Homem com H aborda diferentes fases da carreira de Ney, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta. A produção acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
A produção retrata a difícil relação com o pai ao longo da vida, o sucesso com o grupo Secos e Molhados em meio à ditadura militar, os amores e as grandes amizades de Ney, incluindo Cazuza, e o seu triunfo na carreira solo.
Além de Jesuíta Barbosa, Homem com H conta com Jullio Reis (S.O.S. Mulheres ao Mar 2) como Cazuza; e Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída) como o médico Marco de Maria, companheiro de Ney durante 13 anos.
O elenco da cinebiografia ainda inclui Rômulo Braga (DNA do Crime), Hermila Guedes (Irmandade), Mauro Soares (António Um Dois Três), Jeff Lyrio (Nina e o Abismo), Carol Abras (Vale dos Esquecidos), Lara Tremoroux (Medusa) e a cantora Céu. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir a Homem com H na Netflix
+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso lança EP com gravações inéditas de ‘Homem com H’; ouça