Celebridade
‘Não é um vilão universal’

O ator Cauã Reymond deu detalhes de sua deita e confessou que passou por uma mudança na alimentação após enfrentar episódios de baixa imunidade
O ator Cauã Reymond (45) abriu o jogo ao falar sobre sua boa forma. Atualmente no ar como César em ‘Vale Tudo’, da TV Globo, o artista revelou que aboliu os alimentos com glúten, como aqueles que levam trigo e seus derivados: “Eu fujo da farinha branca. Quando você tira o glúten, muitos atletas sentem a melhora da performance esportiva”, disse em entrevista ao programa Mais Você.
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista à Dra. Camila Ribeiro, médica nutróloga, endocrinologista e infectologista. Segundo a especialista, a exclusão do açúcar e do glúten certamente contribuiu para o emagrecimento, mas não são fatores determinantes.
“O glúten em si não é um vilão universal. Ele é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada, e não faz mal à maioria das pessoas. Mas muitas vezes, ao eliminar o glúten, as pessoas acabam reduzindo alimentos calóricos e inflamatórios, como massas, bolos e pães refinados, o que contribui para o emagrecimento”, declara.
Eliminar o glúten emagrece?
Apesar do glúten não ser ‘um vilão’, a nutróloga aponta que há algo que aprendeu na prática clínica: “Quando uma paciente retira esses alimentos e se sente mais leve, com menos inchaço e mais energia, isso já é um indicativo de que o corpo está pedindo uma nova forma de se nutrir”, diz. Ela esclarece.
“O glúten, embora não seja prejudicial para todas as pessoas, pode causar desconfortos intestinais, sensação de inchaço e até piorar dores articulares em indivíduos sensíveis, mesmo sem diagnóstico de doença celíaca. Evitar alimentos ultraprocessados (ricos em açúcar e farinha refinada) ajuda a reverter esse cenário e promove mais vitalidade”, responde.
Para além do emagrecimento
Dra. Camila Ribeiro aponta que toda dieta exige acompanhamento com um especialista, pois cada caso é indivídual. Segundo a nutróloga, o emagrecimento saudável foca em qualidade de vida, saúde e conforto ao paciente.
“Ao cortar grupos alimentares inteiros, como o glúten ou o açúcar, é fundamental garantir que o corpo continue recebendo fibras, vitaminas e minerais essenciais. Emagrecimento saudável não é sinônimo de corte radical, mas sim de equilíbrio. Afinal, mais importante do que perder peso, é ganhar saúde e bem-estar”, finaliza a especialista. .
Leia mais em:Médico alerta sobre saúde mental de Cauã Reymond nos bastidores da Globo: ‘Exposição pública’