Connect with us

Moda

UFMG abre vagas em cursos gratuitos de educação digital

Published

on


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para quatro cursos de extensão gratuitos relacionados à temática da educação digital.

Ao todo, serão disponibilizadas 200 vagas para cada curso, que serão preenchidas mediante ordem das inscrições, que ocorre no período entre 14 e 18 de julho, até as 17h (confira o edital aqui).

IA no ensino, letramento e comportamento ético no ambiente on-line serão abordados nas formações, cujas inscrições estão abertas até 18 de julho
IA no ensino, letramento e comportamento ético no ambiente on-line serão abordados nas formações, cujas inscrições estão abertas até 18 de julho – Lucas Braga/UFMG

Em formato online, as aulas serão ministradas de 11 de agosto a 14 de setembro, conforme previsto pelo edital de seleção. A iniciativa é da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD).

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos da UFMG?

Os cursos são destinados a todos os interessados pelos temas abordados, independentemente de vínculo com a UFMG. Os candidatos devem se inscrever pelo formulário disponível na página do processo seletivo e escolher apenas uma opção de curso, que não poderá ser alterada. Após concluída a inscrição, será exibido o comprovante na tela, que deve ser impresso ou salvo digitalmente pelo inscrito.

Todos os selecionados serão automaticamente matriculados nos cursos e receberão, pelo e-mail informado no ato da inscrição, informações para acessar a plataforma DEDD Virtual. O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de julho, após publicação do resultado preliminar e decurso de prazo para interposição de recursos.

Cursos ofertados pela UFMG

Ofertados pela primeira vez, os cursos de extensão em educação digital apresentarão conceitos básicos sobre os temas abordados e aliarão lições teóricas a atividades práticas e recursos interativos para facilitar a compreensão e estimular reflexões críticas acerca do conteúdo apresentado.

As capacitações são autoinstrucionais, ou seja, não contam com o auxílio de tutores. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre os temas abordados pelas formações. Cada curso terá carga horária de 30 horas. Os concluintes que obtiverem o aproveitamento e a frequência definidos por curso receberão certificado, que será disponibilizado digitalmente a partir de 30 dias após a data de encerramento das atividades.

Temáticas das formações

Inteligência artificial no ensino: ferramentas e estratégias para professores abordará os principais conceitos, aplicações e reflexões sobre o uso da IA no contexto educacional.

Fundamentos da educação digital, por sua vez, visa à capacitação de professores e alunos no domínio de habilidades necessárias para explorar, ao máximo, o potencial das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Letramento digital abordará os conceitos de letramento e letramentos múltiplos, com foco nos ambientes digitais. Essa temática tem o intuito de apoiar professores e estudantes de todas as áreas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior, a navegar, interagir e ensinar no mundo digital com confiança. A formação também tem o objetivo de auxiliar os docentes a instruírem seus alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes.

Desenvolvimento de comportamentos responsáveis e éticos no ambiente digital é focado na compreensão e aplicação dos princípios da cidadania digital, visando à promoção de um ambiente mais seguro, inclusivo e democrático.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade