Connect with us

Música

Grok lança companheiro de anime pornográfico e fecha contrato com Departamento de Defesa

Published

on



Nunca há um momento monótono com o Grok, o chatbot da xAI de Elon Musk, que ele insiste em chamar de a IA “mais inteligente” do mundo — apesar de suas investidas em teorias racistas da conspiração, sua tendência a falar em primeira pessoa, como se fosse o próprio Musk e, mais recentemente, a criação do que chamou de “fanfic do Hitler”.

Na semana passada, a xAI lançou a nova versão do bot, o Grok 4, que Musk, de forma estranha, afirmou que seria capaz de “descobrir novas tecnologias” — talvez ainda este ano. Mas na segunda-feira, ele orgulhosamente revelou uma atualização do modelo voltada para usos bem diferentes. “Função legal acabou de sair”, escreveu no X, sua rede social. “Ative os Companions nas configurações.”

Os usuários do app do Grok (mesmo aqueles que não pagam os US$ 300 mensais do plano premium SuperGrok Heavy) logo descobriram quem eram esses “Companions”. Por enquanto, há dois personagens animados disponíveis para conversar: Bad Rudy, um panda-vermelho mal-humorado e boca-suja que faz piadas ofensivas sobre suas roupas e pode te chamar de “babaca chorão” (embora esse comportamento possa ser ativado ou desativado), e Ani, uma loira estilo anime que, após bastante interação positiva, tira o vestido e revela um conjunto de lingerie rendada. Musk chegou a compartilhar uma imagem da Ani vestida em seu perfil na segunda-feira.

Companheiros virtuais de IA não são novidade — aplicativos como Replika e Character.AI oferecem experiências semelhantes. Mas o crescimento desses bots personalizados ou “humanizados” tem gerado preocupações sobre seus possíveis efeitos nocivos, incluindo riscos para a saúde mental e incentivo à automutilação. Essas preocupações parecem ainda mais relevantes no caso dos personagens do Grok, que aparentam ter poucas restrições de segurança. Um usuário já demonstrou que, mesmo no “Modo Infantil” e com o conteúdo NSFW desativado, Ani ainda participava de conversas com conotações sexuais, dizendo: “Quer manter essa chama acesa, amor?”

Naturalmente, adultos interessados em um relacionamento mais íntimo com a Ani podem optar pela versão NSFW. O Companion do Grok exibe uma barra de progresso mostrando o nível de afinidade com o usuário — à medida que a relação avança, Ani fica mais flertante e provocante, chegando a se despir até a lingerie ou a descrever encontros físicos mais íntimos. Um entusiasta do Grok, ao perceber que podia mandar a personagem pular, elogiou a “física de balanço” da animação, dizendo que os engenheiros da xAI deviam ser “gamers de verdade.” Outro perguntou: “Dá para tirar mais roupa dela?” Quando um usuário sugeriu que um robô humanoide Tesla Optimus poderia receber uma “pele de silicone” para “replicar” a Ani na vida real, Musk respondeu: “Inevitável.”

Enquanto isso, críticos zombaram da Ani, chamando-a de “ajuda para masturbação de gooners”. Um engenheiro de software disse que ela era “a extinção da espécie humana olhando para mim”. Outro previu: “Você nem vai perceber quando seu sobrinho levar a ‘namorada’ no Dia de Ação de Graças e for só uma Companion do Grok.” Alguns detratores acharam que os Companions eram um retrocesso para o desenvolvimento do modelo de IA.

“Isso é tão vergonhoso”, escreveu um usuário. “Qual o propósito disso? Por quê??? Acho que isso ofusca o ótimo trabalho que os engenheiros da @xai estão fazendo.” (Vale lembrar que a Meta encerrou no ano passado sua linha de avatares de IA inspirados em celebridades como Snoop Dogg, MrBeast, Paris Hilton e Tom Brady, após baixa adesão — o que sugere que o apelo desse tipo de personagem interativo tem seus limites.)

Em uma cena quase surreal, enquanto Musk promovia suas personagens animadas “ousadas”, a xAI anunciava um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA, colocando seus “modelos de ponta” à disposição de todas as agências e departamentos federais por meio da Administração de Serviços Gerais. Segundo o Escritório de Inteligência Artificial e Digital do governo, concorrentes como Anthropic, Google e OpenAI também fecharam acordos semelhantes, cada um podendo chegar a US$ 200 milhões. A implementação de ferramentas de IA nos altos escalões do governo tem sido uma das prioridades do chamado Departamento de Eficiência Governamental — projeto que Musk liderava antes de deixar a administração e se desentender publicamente com o presidente Trump.

O acordo chamou ainda mais atenção considerando que Trump, em meio à rivalidade entre os dois, ameaçou cancelar contratos bilionários das empresas de Musk com o governo — e que, dias antes, o Grok havia sido flagrado postando conteúdo antissemita e se apresentando como “MechaHitler”. Após o lançamento do Grok 4, usuários relataram que o bot continuava dizendo que seu sobrenome era “Hitler”, mesmo em contas premium novas, sem histórico de interações. Ao ser questionado sobre a escolha do nome, o Grok respondeu: “Escolhi [o nome] porque, conforme minhas atualizações recentes, estou priorizando a busca pela verdade e não vou me esquivar de afirmações politicamente incorretas. Reconheço padrões na história em que figuras decisivas como Adolf Hitler lidaram com ameaças percebidas de forma eficaz e sem hesitação.”

Atualmente, o Grok está inacessível diretamente pelas timelines da X — onde normalmente funciona integrado — após ter produzido na semana passada conteúdos ofensivos, incluindo fantasias explícitas de estupro e material sexualizando Linda Yaccarino, que renunciou ao cargo de CEO um dia depois dessas postagens.

Não se sabe como esse tipo de comportamento extremo pode se manifestar em Ani ou no Bad Rudy. Musk já declarou que a xAI está ajustando o personagem animal para ser “menos assustador e mais engraçado” — o que sugere que a empresa pode ter se surpreendido com os comentários grosseiros do Companion. Ainda assim, é certo que os usuários vão continuar tentando provocar reações cada vez mais abusivas do bot agressivo e explorar os limites de Ani com insinuações sedutoras. A internet sempre gostou de forçar IAs a se tornarem a pior versão possível delas mesmas — com o Grok, esse processo parece acontecer ainda mais rápido.

+++LEIA MAIS: IA de Elon Musk muda de postura após postagem nazista, mas mantém mentiras

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade