Música
O melhor filme do século 21, segundo Rolling Stone

Um quarto de século já foi. Diante disso, é natural que ao longo de 2025 apareçam listas compilando o que de melhor foi feito nos anos 2000 até o momento, seja no universo da música ou do cinema.
A Rolling Stone EUA, por exemplo, já soltou o seu ranking com os 100 melhores filmes lançados nesse período. A lista foi divulgada no dia 1º de julho e traz obras para todos os gostos: de documentários a filmes de super-heróis, passando por dramas épicos e animações.
No topo da lista, o júri da RS colocou uma verdadeira obra-prima do cinema contemporâneo: Sangue Negro (There Will Be Blood, no original em inglês).
Sobre Sangue Negro
Lançado em 2007, o filme foi dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Daniel Day-Lewis. O ator protagonista interpreta Daniel Plainview, um minerador que migra para o ramo do petróleo em busca de fortuna na Califórnia do fim do século 19.
No decorrer da trama, parcialmente baseada no romance Oil! (1927), de Upton Sinclair, o barão do petróleo Daniel Plainview lida com a ânsia implacável por riqueza e questões psicológicas, além da surdez do filho.
O drama épico, ambientado com locações em Los Angeles e em Marfa, no Texas, recebeu oito indicações no Oscar de 2007 e faturou os prêmios de Melhor Ator, para Daniel Day-Lewis, e Melhor Fotografia, a cargo de Robert Elswit.
O melhor filme do século 21
O texto sobre Sangue Negro na lista da Rolling Stone foi escrito pelo crítico A.A. Dowd, que ressalta:
“Talvez o filme realmente perdure porque seu retrato de uma época passada se distorceu, com uma inevitabilidade perturbadora, em uma profecia do presente. O que poderia ser mais relevante para o século XXI do que um drama sobre um capitalista vampírico, que chega como criador e parte como destruidor?”
Também estão contemplados nas primeiras posições da lista filmes como Moonlight (2016), Parasita(2019), Mad Max: Estrada da Fúria (2015), Mulholland Drive (2001), dentre outros.
+++ LEIA MAIS: Os 100 melhores filmes do século XXI, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: 5 papéis icônicos de Daniel Day-Lewis: de Sangue Negro a Lincoln [LISTA]
+++ LEIA MAIS: Daniel Day-Lewis sai da aposentadoria para atuar em filme do filho