Connect with us

Celebridade

Dado Dolabella adia cirurgia e médico lista consequências sobre problema de saúde: ‘Agravar’

Published

on

Ator Dado Dolabella fugiu da cirurgia por 17 anos e precisou operar após piora no quadro de saúde.

Dado Dolabella (44) revelou em maio que passou por uma cirurgia no joelho após adiar o procedimento por 17 anos. Segundo o ator, ele estava com a região lesionada e, mesmo assim, praticava esportes, o que resultou em uma lesão no menisco.

“Depois de 17 anos, ela finalmente veio: a cirurgia. Em 2007, lesionei o joelho e, desde então, fugi da ‘faca’. Sempre achei que dava pra levar… Mas como pratico muito esporte, a instabilidade foi aumentando e acabei lesionando também o menisco”, contou, na ocasião.

CARAS Brasil entrevista o Dr. Guilherme Henrique Porceban, médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, que explica que a escolha do artista em adiar o procedimento não foi a melhor. Quanto mais demora para corrigir problemas, outros piores podem agravar a situação.

“Adiar uma cirurgia pode agravar o quadro, levando a maior desgaste da articulação, limitação funcional progressiva, dores crônicas mais difíceis de controlar e até comprometimento de outras articulações devido à compensação na marcha, como quadril e coluna lombar. Em alguns casos, o atraso pode reduzir o sucesso do procedimento cirúrgico posteriormente”, alerta.

Porceban explica que, quando realizada a cirurgia, o tempo de recuperação varia conforme o tipo do procedimento. Em geral, pode levar até três meses para recuperar em casos mais invasivos. O processo todo é feito com acompanhamento médico e fisioterapia.

“Em procedimentos como artroscopia para menisco ou ligamento, a reabilitação inicial leva de 4 a 8 semanas. Já em cirurgias maiores, como colocação de prótese total de joelho, o paciente costuma retomar boa parte da rotina em torno de 3 meses, mas a recuperação total pode levar até 6 meses ou mais”, diz.

“Em geral, cirurgias ortopédicas no joelho têm bons índices de recuperação, principalmente quando seguidas de reabilitação adequada. A resposta depende de fatores como idade, grau de degeneração articular antes da cirurgia, presença de outras doenças crônicas, excesso de peso e adesão ao protocolo de fisioterapia”, acrescenta.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade