Connect with us

Moda

A vitamina do brócolis que pode ajudar a prevenir o câncer de intestino

Published

on


Alimentos ricos em folato são aliados naturais na prevenção do câncer de intestino.
Alimentos ricos em folato são aliados naturais na prevenção do câncer de intestino. – iStock/peakSTOCK

Um novo estudo conduzido por cientistas do Imperial College London e publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou uma ligação significativa entre a ingestão de vitamina B9 (folato) e a redução do risco de câncer de intestino.

Com dados analisados de mais de 70 mil participantes, a pesquisa é considerada a maior do tipo já realizada até hoje. Os cientistas identificaram que o aumento do consumo diário de folato — encontrado em vegetais como espinafre, brócolis e repolho — está associado a uma redução de até 7% no risco de desenvolver câncer colorretal.

Nova pesquisa destaca como a genética pode influenciar os efeitos do folato contra o câncer.
Nova pesquisa destaca como a genética pode influenciar os efeitos do folato contra o câncer. – Suzi Media Production/istock

Cada micrograma faz diferença

A pesquisa mostrou que para cada aumento de 260 microgramas de folato na alimentação, o risco de câncer de intestino cai significativamente. Esse valor representa cerca de 65% da ingestão diária recomendada, que é de 400 microgramas.

Além de atuar na prevenção do câncer colorretal, o folato tem papel essencial na produção de glóbulos vermelhos, sendo especialmente importante para mulheres grávidas ou em fase de tentativa de gravidez.

Outro ponto levantado pelos pesquisadores é que determinadas variantes genéticas podem modificar como o corpo responde aos suplementos de folato. A descoberta abre caminho para investigações futuras sobre como a genética influencia os efeitos protetores dessa vitamina.

A recomendação dos cientistas é clara: priorizar alimentos ricos em folato como parte de uma alimentação equilibrada pode ser uma estratégia eficaz e natural na luta contra o câncer de intestino.

 

Estudo revela bebidas que dobram risco de câncer no intestino

Pesquisa recente identificou que refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem dobrar o risco de câncer colorretal. O consumo frequente desses líquidos foi associado ao aumento de inflamações e alterações intestinais. Especialistas recomendam reduzir a ingestão e priorizar água e sucos naturais para preservar a saúde intestinal. Clique aqui para saber mais.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade