Música
Trump culpa Obama e Hillary Clinton enquanto polêmica com Jeffrey Epstein piora; entenda

O presidente Donald Trump recorreu às redes sociais no sábado,12, para apoiar a procuradora-geral Pam Bondi, enquanto criticava seus “chamados ‘amigos'” de MAGA (Make America Great Again) por se importarem com Jeffrey Epstein e exigia que ela divulgasse arquivos relacionados ao magnata, “um cara que nunca morre”. O criminoso sexual condenado, definitivamente morto, falece enquanto estava na prisão em 2019.
“Estão todos atrás da Procuradora-Geral Pam Bondi, que está fazendo um TRABALHO FANTÁSTICO! Estamos no mesmo time, MAGA, e eu não gosto do que está acontecendo. Temos um governo PERFEITO, e ‘pessoas egoístas’ estão tentando prejudicá-lo, tudo por causa de um cara que nunca morre, Jeffrey Epstein”, escreveu Trump.
Neste domingo, o Departamento de Justiça divulgou um memorando alegando que Epstein havia se suicidado, que sua “lista de clientes” não existe e que o governo estava praticamente encerrando o caso, o que gerou muitas teorias da conspiração em torno de sua morte na prisão em 2019 e da suposta lista de clientes que estariam envolvidos nos crimes sexuais. A divulgação do memorando foi uma reviravolta em relação ao que Trump prometeu antes da eleição, quando afirmou que seu governo divulgaria os chamados arquivos de Epstein.
Em fevereiro, Bondidisse à Fox News que a lista de clientes estava “em cima da minha mesa neste momento para ser revisada. Essa foi uma diretriz do presidente Trump. Estou revisando isso”. Uma semana depois, o Departamento de Justiça divulgou uma “primeira fase” dos arquivos, e autoridades levaram influenciadores de direita à Casa Branca para coletar o relatório pessoalmente, um episódio que envergonhou o governo, já que os arquivos não continham nenhuma informação nova. Em março, ela disse que “tudo será tornado público” e acusou o governo Biden de “sentar” sobre os documentos.
Como era de se esperar, o MAGA ouviu o chamado de um caso de conspiração aparentemente encerrado sem solução e ficou furioso. Muitos direitistas proeminentes ficaram indignados e alguns até pediram a demissão de Bondi, e isso tem sido uma questão inabalável dentro do governo Trump.
No sábado, Trump, que definitivamente parece se importar com os arquivos de Epstein, sobre os quais ele afirma que “ninguém se importa”, deu sua própria versão, alegando sem fundamento que eles foram escritos por uma série de democratas, adversários e críticos políticos, incluindo o ex-presidente Obama, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o ex-diretor do FBI James Comey, que Trump demitiu durante seu primeiro mandato.
“Há anos, é Epstein, repetidamente. Por que estamos dando publicidade a arquivos escritos por Obama, Hillary corrupta, Comey, Brennan e os perdedores e criminosos do governo Biden, que enganaram o mundo?”, questionou Trump.
“Eles criaram os Arquivos Epstein, assim como criaram o FALSO Dossiê Hillary Clinton/Christopher Steele que usaram comigo, e agora meus supostos ‘amigos’ estão fazendo o jogo deles”, continuou. “Por que esses lunáticos da esquerda radical não divulgaram os Arquivos Epstein? Se havia ALGO ali que pudesse prejudicar o Movimento MAGA, por que não usaram? Eles nem desistiram dos Arquivos John F. Kennedy ou Martin Luther King Jr.”
O muito sensacionalista e em grande parte infundado dossiê Steele, compilado pelo espião britânico Christopher Steele, alegou conexões entre a campanha de Trump em 2016 e a Rússia durante sua tentativa de derrotar Clinton.
Trump então convocou sua base com um “DEIXE A PAM BONDI FAZER O SEU TRABALHO — ELA É ÓTIMA!” em letras maiúsculas, enquanto também afirmava que a esquerda estava “implodindo”. Ele acrescentou que o atual diretor do FBI, Kash Patel, deveria se concentrar em “investigar fraude eleitoral, corrupção política, a eleição fraudada e roubada de 2020 e prender bandidos e criminosos”, todos temas favoritos de sua base. Ele concluiu escrevendo: “Não vamos desperdiçar tempo e energia com Jeffrey Epstein, alguém com quem ninguém se importa”.
Durante dias, vários funcionários e assessores seniores do governo Trump têm se comunicado privadamente com influenciadores do MAGA e outros obcecados pelos arquivos de Epstein que eles conhecem há anos, tentando — em grande parte em vão — convencê-los a deixar de lado a questão de Epstein após a divulgação do memorando, de acordo com fontes com conhecimento direto do assunto.
É improvável que a postagem de Trump nas redes sociais no sábado acalme qualquer agitação interna do MAGA sobre a suposta falta de transparência de seu governo sobre essa questão.
Um funcionário do governo disse à Rolling Stone: “Ele está tornando muito difícil para alguns de seus maiores apoiadores não pensarem que talvez ele realmente esteja nos arquivos de Epstein”. Outro antigo associado de Trump simplesmente diz: “horríveis instintos de controle de danos”.
+++LEIA MAIS: Entenda a relação de Donald Trump com Jeffrey Epstein