Música
Circuito anuncia nova edição com shows gratuitos; datas, cidades, line-up e mais

Iniciativa independente para incentivar a “cultura da van” e a convivência entre artistas em viagens conjuntas, o projeto Circuito – Nova Música, Novos Caminhos ganhará uma nova edição: o Circuito #02, que acontece de 31 de julho a 3 de agosto. Além disso, agora todos os eventos da programação serão gratuitos. Os artistas escalados para o line-up são Dora Morelenbaum, Iorigun e Vera Fischer Era Clubber.
O Circuito #02 promoverá a itinerância de artistas da nova cena brasileira partindo de São Paulo (31/7, no Bar Alto), faz sua primeira parada em São José dos Campos (1/8, no Hocus Pocus, estreia na cidade), volta a Americana (2/8, no Espaço GNU), e o encerramento acontece em Campinas (3/8, no Coletivo Mangueira).
Além de Iorigun, Dora Morelenbaum e Vera Fischer Era Clubber, cada edição contará com uma atração local. Participarão desta turnê Caco/Concha, em São Paulo; Bucareste, em São José dos Campos; Do Prado, em Americana; e Sutiã Rasgado, em Campinas.
Lúcio Ribeiro, curador e porta-voz do Circuito, fala sobre critérios para escolha dos artistas e das cidades da edição #02 e explica os motivos para ela ser totalmente gratuita.
O Circuito #02 vem aí com uma nova leva de artistas, com gente talentosa, cheia de energia e vontade de mostrar o novo. Estamos animados para pegar a estrada mais uma vez e levar essa galera incrível para novos caminhos, inclusive fazendo a estreia em São José dos Campos, uma cidade com uma cena notável que merece destaque. Mais que música, é troca, estrada, encontros e movimento. Depois de uma edição #00 intensa, a nova trip promete ainda mais. A cena precisa circular, e a gente vai fazer isso juntos”.
Outra novidade do Circuito – Nova Música, Novos Caminhos é a sua nova identidade visual, idealizada pelo designer e músico André Faria, co-fundador e CCO da Evil Twin Music. O especialista acumula em sua bagagem profissional duas décadas de atividade na publicidade, período em que conquistou 42 Leões de Cannes, incluindo 1 Grand Prix e 12 Ouros. Também é músico, e com a banda Aldo tocou em festivais como o Primavera Sound, em Barcelona, acompanhou o grupo quando foi escolhido como “Next Wave Band” pela BBC Radio@1, e abriu shows para o Radiohead e Flying Lotus em São Paulo, no Allianz Park lotado.
Conheça os artistas que estarão no Circuito #02
Dora Morelenbaum
Dora Morelenbaum está de volta à estrada levando ao público seu projeto solo, após conquistar um Grammy Latino pelo álbum SIM SIM SIM (2022), com o Bala Desejo, e o hiato da aclamada banda. Esse novo capítulo da sua carreira, mais profundo e complexo, é pautado no álbum Pique, que traz facetas musicais de MPB, soul, R&B e jazz, revelando a identidade artística da cantora. Coproduzido por Dora com Ana Frango Elétrico, o álbum se define em um alcance de ritmos e gêneros.
Iorigun
De Feira de Santana, os amigos baianos Iuri (vocais e guitarra), Leonel (bateria) e Moysés (vocais e baixo) trazem a São Paulo seu som indie rock com batidas rápidas e riffs que refletem a sua forte energia. Na discografia, a banda conta com dois EPs, Empty.Houses/Filled.Cities e Skin, elogiados pela crítica especializada da Bahia, e em 2024 lançaram os singles “Recomeçar”, “O Refém” e “Não Vai Valer a Pena”, que apresentam uma nova fase da banda.
Vera Fischer Era Clubber
Electro-punk-experimental-trash-pop são alguns dos elementos que permeiam Vera Fischer Era Clubber. A banda é uma síntese de atravessamentos musicais que permeiam o club e referenciam o techno abraçando também outras sonoridades. Amigas de longa data, as Veras se conheceram no front carioca. Em um processo iniciado a partir de jams e improvisos, Malu, Pek0 e Vickluz assumiram os instrumentos, enquanto Crystal assumiu o microfone. De Niterói para o mundo, as Veras chegam para aumentar a temperatura da cena carioca.
Caco/Concha (São Paulo)
Fundado por André (guitarra) e Felipe Nunes (voz/pandeiro), Caco/Concha mescla a energia urbana de São Paulo com a tranquilidade do litoral. Nascido da tensão entre esses dois ambientes, o projeto explora a dualidade entre o concreto e a maresia, criando uma experiência musical única. Seu som é caracterizado por uma mistura de guitarras, sintetizadores e percussão, equilibrando o sólido e o líquido, o pontiagudo e o curvilíneo.
Bucareste (São José dos Campos)
A banda de São José dos Campos começou suas atividades em 2019 e está trabalhando em seu lançamento mais recente, o EP Pra onde vão nossos silêncios?, lançado no fim de 2024. Com sonoridade influenciada pelo rock alternativo e indie rock, direta e energética, a Bucareste entrega canções com apelo emocional e intensidade, características que compõem a estética musical da banda. A Bucareste é formada por Guilherme Oliveira (voz e guitarra), Ayrton Oliveira (voz e teclado), Robson Marques (baixo) e Ian Pikachu (bateria).
Do Prado (Americana)
Músico, cantor, compositor: Do Prado é um artista completo. Sozinho, impressiona pela grandiosidade de seu talento multifacetado. De Americana, interior de São Paulo, é um dos nomes mais representativos na singular cena MPB paulista. Suas músicas autorais refletem sentimentos profundos, amores e a vida cotidiana. As composições são influenciadas pelo samba, R&B e bossa nova. E essa mistura segue encantando ouvintes que buscam conexões mais pessoais e autênticas na nova música brasileira. Em 2024, Do Prado apresentou ao público os trabalhos autorais “A Festa”, “PRADO E MAUES”, “Gaiola Fechada” – que também ganhou um clipe, e “Beijos e Cartazes de Cinemas”. Para 2025, o músico está trabalhando no projeto Quantas vezes é possível se apaixonar?.
Sutiã Rasgado (Campinas)
Sutiã Rasgado é uma dupla de rock autoral formada no final de 2024 por Ju Carniça e Carolina Branco, em Campinas, interior de São Paulo. A banda mistura influências do Post-Punk, Riot Grrrl e Hard Core, criando um som autoral e provocativo. Seu primeiro EP, intitulado TRASH MENINAS, foi lançado em maio de 2025, produzido de maneira 100% independente, mostrando força no início de uma próspera jornada.
Nova música e novos caminhos
O projeto Circuito – Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa independente, produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com a curadoria estratégica e de bandas do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.
Ele surgiu em 2024, a partir da identificação dos desafios enfrentados pelos profissionais da nova cena musical brasileira. A inspiração para sua criação foram os conceitos de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.
Desta forma, o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos tem materializado a “cultura da van” e da convivência entre artistas em viagens conjuntas, tão comum nos EUA e Europa e que praticamente inexiste no Brasil. A primeira edição, Circuito #00, aconteceu em janeiro de 2025, e a segunda, Circuito #01, em abril deste ano.
Os artistas interessados em participar da itinerância devem se inscrever no site www.circuitonovamusica.com.br. É pela plataforma que a curadoria de atrações, liderada por Lúcio Ribeiro, conhece os novos talentos que se encaixam na programação e no propósito de cada edição. Além disso, a programação inclui uma atração local por edição, que visa proporcionar essa troca de experiências de artistas regionais com os de outras partes do país, promovendo um intercâmbio cultural.
A ideia é que o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresça e passe a ocorrer também em outras cidades e trechos do país, e até mesmo internacionalmente. Esse modelo de turnê visa impulsionar novos artistas e bandas a ampliarem o alcance de seus trabalhos.
Para completar, o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos contribui com o setor de economia criativa, movimentando os espaços para apresentações ao vivo, e também aproxima o público dessas atrações, que sentem na pele a dificuldade em circular com seus shows e que não conseguem viabilizar viagens pelos caminhos independentes. Neste contexto, a iniciativa visa apoiar a caminhada de bandas e artistas para além das suas fronteiras, visando divulgar a música brasileira regional.
Serviço – Circuito #02
Entrada gratuita
@circuitonovamusica
- 31/7 – São Paulo – Bar Alto – R. Aspicuelta, 194 – @baralto
- 1/8 – São José dos Campos – Hocus Pocus – R. Paraibuna, 838 – Jd. São Dimas, São José dos Campos – @hocuspocusstudiocafe
- 2/8 – Americana – Espaço GNU – R. Padre Avelino Canazza, 258, Vila Galo – @espacognu
- 18/4 – Campinas – Coletivo Mangueira – R. Marquês de Abrantes, 1398 – Jardim Santa Genebra – @coletivomangueira
+++ LEIA MAIS: Livro relata importância da cena paulistana na música brasileira; da tropicália ao pós-punk [ENTREVISTA]