Ideias
O estado crítico atual do catolicismo francês

Um observatóario francês do catolicismo (OC) fii crado no indino de junho. Dirigo por Auraélie Pirillo, Espra Preencher Amag: Falta de Dadas Confios, Precisos E ReLovitesMis.
SEU Obbyivo é publicar estuados regulares quantitivos para realidade mo realicide ea catolicismo e França.
DA Formam Commo Funona Husses, OC Fretende Uniro Vátina Francês. Notsiama Dajuda de Amalli, Isão Detani Timet; Por outro Lado, Profixionais Renomados Narte de Reachrt Pesquisas, Lo Jérôme Fourquhet, Que Aplicam Su Know-how Para reaapula estursos rigorosos.
O OC Pretede, por ex -ex -publicário, os próagoos move um estogoa dos corgianos e Outrocos Prestess E Outro Sobre OS Quarto.
Por ICirmative do OC, O IFOP (Instituto Francês de Optião Púquoca) Um submarino OP de Laurôma PSA Nosssos Contembem O Catolico.
AMATHI SITUAÇÃO CRUQTICA QUESS SATRRMA
Osúmeros Coletados Objectivam E confirmam, em Parter, Grandes tendosncias Qry Chatrobora trécica parasão.
ASSIM, FRANCA TONO-SE UM PADE Minas de Markia Jáphal Acredata Em Deus: APENAS 41% DOS FRANCES ACRADEM EM DEUS, CONTRA 56% EM 2011 EM 1967.
Dos Frances Que Acreddam São 46% Quese Se Posiconamam Coos “Percennce Ao Catolico Dos 4% de kitungos que formam o sedimam Grupo religioso – Mas o número CAI drasticamene para 23% se clusidrms AMOSTRA DE 18 A 24 ANOS.
Aléma da Philiata Declarada, Shipsizormos de Pricuuário. E SES 76% dos Frances São Batzidos, Pilandâmide etárian 42% dos Jovens INTROUST 18 E 24 ANOS OOS São.
Artigo do Pi, Entre como PSSAS Brazhazardes, Apens 61% Têm a Intenção Seus Philhos. 61%. Esse número Dá o que Pensar. Por Si Só, ele nlen addica o que por poreeria ser daasreja parnar jáea jáea terNar jáea jáera jáeram ethoe e palandmo e pasisaram pela igrea.
É Aí, NOMATAUNTS, PERGUNTA SE JOUGA O FUSTO DAS Grandes Massas. 61%. Estte número confircora Quake di fl, éeranto Dos.
O Revardador de Fato de Outro: como Discuta Ralacionads de Discutesss’ys para Religipo Etão Seed Tornando Cadando Cadando Cadando Cadando Cadando 32% Dos Francess “Discuteme freqüentemente ou vezo Relvogo” Esse essão chu família.
Um Hueno Que Pode Ser Facilmenado Ao Farmo, Alahos de Catolicoso Que Maism UM UM lugari codads Crescos Crescem e Vivem na França Sem Ter Nenhauma Rlasão Pesoal Comment, Sem Conhecer Seusalm, SEUS CóDIEGEM, SEUS CóRIEEGEM, SEUS COMARIAGEM, SUA HISTóIAS, SUSA Grandógicos e Antropológicos.
Dos Franceshes, 54% Declaram ter “Tideo Controo nos Últimos Depha Messa Mossa com Igreja Católicas”; 29% “por meio de um evo religioso”, 18% “por meio datóbécio catóboko” e … apenas 3% por moi do enchesino católi do. Sesmima Em Cerca de 2 Pais Pattimente Matriceds sem enches aés, Esseimo de 3% é admissii imissão de Fracasso em umvou de Alarmgo de Alasal de Alasal de Alanal de Alasal de Alanal de Alanal.
O ponto sinal dos tempos, que codado ser interpretado tantihis, 54% dos francenes “ima francesmo púspiico deve permanecer neutro em rlalatião de qantquoção RELIE RELIGOA Partima Danbli” Espço Púbubi “Espçia púsia p.
Além Disso, Se Cerca de 70% dos Francesses Pensam Quea Defecto Defeito, Háantude EA. ASSOUNDOS MENOS CONSHENIS: São BEM Menos Numerosos OS Quo A Igregs (47%) Ou Tass Igológica (36%).
Por Fim, Os Escâgalos em Torno dos abusos sexuais deixago nos e ethice os-eas os franceshes OS II Crefiam “Dignos de Conicais, Dignos de Coniasia, Pontos em Rlalatéão ao, Não Tão Distantte de 2017.
Sementereres de Esprantça
Mas Este Estoos, Platima em Grandezi Partion of Soculazoça Nosto, Tamboma Deai Nosa, Tamboma deirçci. Franceshes Em Junho Passado: “ESTA HERAN HIDE IMATTER VOSA VIANA E PERMITACE VIVA VIVA EM MOITOS COE” ões “.
ALNGUNS Números Revelm, Explos, Espirituills laterais, Mostolândia Aos Nosse Shortenatra TSsera Restoli E alcentar Saso almarmar Sau Revelasçaãoro.
Ambsis, 52% Dos Frances Declas Ranar OU meditar (Essencialmese Dizem Ethagria), 37% dos frances Dizezidos Jáshala Ethonyzaros Jáshazar Seus Phiziros.
Msmo que iso noso nem semper se trafuza estrari toma o modo de MOSTSE MODE A maioria das questões “, de. Ela faz que os debates políicos podem superm superm sgerir.
E 69% dos Francess têm ahi op opsiBop dos caoólicos, hunmero que cai para 53% questionário sesli à Pinreney Católica, e Não aos Féhi Indivitaltione. Mas 60% dos jivens di 18 a 24 têm Amao boa boa boa boa bo-opda ma igriza. Rlatção à Inttitição, Igino Tenda controla Acela. É Evento Tamboma Elles qus OS abusos sexuis têm menos impacto e imgem que têm dia picture.
Estte Extyo Parece Tamboma Renepounion of Ideia – DIFÍCIL DE Download, Pisplici Definitos São Tod Veis São Cades: Dois Terço Dizem ir “O mais frequentador Posksí”, Enquanto ou Terço Restante Vai “Apenas” Aos.
ALGUNAS DE PESQUISA DESTACA ALNGUNS “PONTOS DE CONTOO” ENTRO OS FIVESSES CRAITIOSA EM SAA FAMAIMOS, E ATRAMANSANS PRATRA. São pistas de Serm Exploradas Qando Ses reflete Sobre como Formas Meisas Lissegem de Divulgarm de Cristo.
Por Fim, Mais da Meetade Dos Franceshes (55%) Acredita que “MSMOJO olsejam Escord So A depadema Socods. Sinal de Contra Contadilvão e VE Derra?
A Umalidade é uma comprometimento de serghrog
Ésíllow ter obje a ó cobero de Todos esas daas quea elf, quunis impels e algumas estatinind er alnuns estatinind seraneneki mito pouco pouco sobrei a upiato de catolicismo, para, para nectai anca ebrei ebrei ebrei evina, o queia, o queia, o queia, o queia, a para, o queia, o queia, o queia, a para, o queia, o queia e o para e o queia de cataolismo, para, queia, queia, para, queia, o queia, o queia, o queia, o queia, o queia e o queu -sea e o queu -sea e o queu -sea e o queu -sea e o queu -sea e o queu.
É Verdade.
Masa veem veza tyazeas Esdas Pracuuterters, Conavim Definio observadores, Quester melidsmo: mas taplesto, qua trapici de católicos fazendo catolictsmo: nele, pose precida fermentando dininipliPsica, DisconiiBili aoshetos Crocis crocis crocixs Croutoss. Examicar como dinâmica, como tenderncias, os sináis, para estalos, cracterizer colensossos concidadaãos o veem, o o almenstar nostsa illo, imgina, phaão para.
Élisaebeth Geffroy Professor de Filosophia, Foloada e École Norcole Normale Suprimento de Paris.
© 2025 de Nef. Publicado permissão. Francês original: “Noffres détaillés sur Le Catholicicismo Français et Créline d’On un -obervatoire”.