Música
Documentário da banda DEVO já tem data de estreia na Netflix

Enquanto se preparam para se despedir dos palcos, os integrantes da banda DEVO terão sua história contada em um novo documentário que estreia na Netflix no dia 19 de agosto. Intitulado simplesmente DEVO, o filme foi dirigido por Chris Smith e teve sua première no Festival de Sundance em janeiro de 2024.
O longa mergulha nas origens da banda formada por Mark e Bob Mothersbaugh, Gerald e Bob Casale e Alan Myers, que criaram o conceito de “des-evolução” após presenciarem o massacre na Universidade de Kent State, em 1970, quando quatro estudantes foram mortos pela Guarda Nacional durante um protesto contra a Guerra do Vietnã.
Além de mostrar a ascensão do grupo a partir do sucesso “Whip It”, o documentário traz imagens raras de arquivo e entrevistas com os próprios integrantes e colaboradores importantes da trajetória da banda.
Como aquecimento para o lançamento, o DEVO também iniciará a série Devolutionary Times, com a restauração em alta definição de seus videoclipes mais icônicos. A exibição começa no YouTube nesta semana com The Truth About De-Evolution, curta-metragem de 10 minutos dirigido por Chuck Statler com roteiro de Gerald Casale e Mark Mothersbaugh. O vídeo traz uma estética surrealista embalada por faixas como “Secret Agent Man” e “Jocko Homo”.
Os lançamentos acontecerão duas vezes por semana até 10 de novembro. “Os vídeos foram restaurados com qualidade impecável, prontos para saltar da sua tela! Prepare-se para um banquete de DEVO!”, comentou Gerald Casale em nota oficial.
Ainda neste ano, o grupo inicia sua turnê de despedida Cosmic De-Evolution Tour, ao lado dos B-52s, com datas marcadas em cidades como Toronto, Austin e Los Angeles. Eles também sobem ao palco como banda de abertura do My Chemical Romance em Chicago, em agosto.
Formada em 1973, a banda lançou seu álbum de estreia Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! em 1978. Apesar de diversas indicações, o DEVO ainda não foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.
+++ LEIA MAIS: Charli XCX vira comentarista de cinema no TikTok e revela gosto nada óbvio
+++ LEIA MAIS: ‘Sem a família, o mundo nunca o conheceria’, afirma diretor de documentário sobre Andy Warhol
+++ LEIA MAIS: Ritas se torna o documentário brasileiro mais visto nos cinemas em 2025