Música
As jovens bandas de rock que Dave Grohl preferiu ver no lugar do Black Sabbath

Ao longo do tempo, Dave Grohl já manifestou amor incondicional pelo Black Sabbath inúmeras vezes. O líder do Foo Fighters é um célebre fã de Ozzy Osbourne, Tony Iommi e companhia.
Desta forma, causou estranhamento sua ausência no festival Back to the Beginning, que marcou a despedida os pais do heavy metal.
Grohl e sua banda não estiveram entre os artistas que partiparam do festival homenageando o Sabbath, no último sábado, 5, em Birmingham. Além disso, o ex-baterista do Nirvana tampouco marcou presença no evento na condição de fã ou público.
Pelo contrário, o americano foi visto prestigiando bandas diferentes em um festival realizado em outra cidade da Inglaterra. Ele compareceu às apresentações de Kneecap e Fontaines D.C., dois grupos novatos que se apresentaram no Finsbury Park, em Londres, para um público estimado em 45 mil pessoas (via Louder).
Em registros, aparece ao lado da filha, Harper, e de Jordyn Blum, com quem se casou em 2003. Não se sabe o status atual do relacionamento desde que o músico anunciou, em setembro último, o nascimento de uma filha fora do casamento.
O Fontaines D.C. é uma banda irlandesa de pós-punk fundada em Dublin, em 2014. Já o Kneecap, oriundo de Belfast, na Irlanda do Norte, é um trio que mescla rock e hip hop.
Dave Grohl e Black Sabbath
Curiosamente, cerca de um ano atrás, quando o Foo Fighters se apresentou em Birmingham em junho de 2024, o baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, subiu ao palco para tocar um cover de “Paranoid” com a banda.
Em 1997, em entrevista à Kerrang!, Grohl demonstrou todo seu amor ao Black Sabbath em uma declaração emocionada:
“Eu adoro o Sabbath, eles eram incríveis, eram ótimos, eram sombrios e fizeram uma contribuição incrível para a música de hoje. Eles ensinaram a todos que era possível afinar suas guitarras em Ré, Dó ou Lá, e isso é muito importante.”
Ele acrescentou, citando a enorme influência do Sabbath:
“Quase todas as bandas que fizeram sucesso nos anos 1990, incluindo Soundgarden e Nirvana, têm uma dívida com eles. Nós éramos totalmente apaixonados por eles no Nirvana. Quando você está sentado na sala de ensaio e alguém irrompe com um riff do Sabbath, todo mundo participa — são riffs clássicos. Eu também adoro o Ozzy. Ele já foi considerado ‘O Homem Mais Maligno do Rock’ e, no entanto, é o cara mais fofo e engraçado do rock também. Ele é só uma criança… com um cachimbo de haxixe na boca!”
Momento atual do Foo Fighters
Na última quarta-feira, 2, o Foo Fighters divulgou um single inédito, “Today’s Song”. Trata-se da primeira música nova da banda desde o álbum But Here We Are (2003), que marcou o retorno do grupo após a morte do baterista Taylor Hawkins, em 2022.
Além disso, é também a primeira música nova depois que a banda demitiu o baterista Josh Freese, em maio deste ano, e da crise conjugal de Grohl, que em 2024 revelou ter tudo uma filha fora do casamento.
Ainda na semana passada, o Foo Fighters divulgou um cover para “I Don’t Wanna Hear It”, do Minor Threat.
+++ LEIA MAIS: Josh Freese revela ter sido demitido do Foo Fighters: ‘chocado e desapontado’
+++ LEIA MAIS: A música que fez Dave Grohl superar luto pela morte de Kurt Cobain
+++ LEIA MAIS: O heavy metal deve sua existência a esta banda, segundo Dave Grohl