Celebridade
Thais Carla diz que precisou ‘aprender a mastigar’ após bariátrica e médico explica; veja

Na última quarta-feira, 2, Thais Carla revelou detalhes de sua recuperação após cirurgia bariátrica, incluindo que teve até mesmo que ‘aprender a mastigar’
Na última quarta-feira, 2, Thais Carla (33) desabafou sobre sua recuperação após passar por uma cirurgia bariátrica em abril deste ano. Após o procedimento médico, além de perder cerca de 52 kg, a influenciadora digital enfrentou uma série de mudanças em sua vida pessoal e profissional. Além de continuar lutando para perder peso, a criadora de conteúdo pontuou que teve até mesmo que “aprender a mastigar” após a intervenção.
“Estou ansiosa para viver novas experiências, com menos transtornos (…) É como se eu nascesse de novo. Tive até que aprender a mastigar. Agora, comer virou um ato de cuidado comigo e com meu corpo“, confessou em entrevista ao Gshow.
Em entrevista à CARAS Brasil, Dr. Neto Borghi explica que o fato de “aprender a mastigar” após o procedimento é absolutamente comum e faz parte da adaptação comportamental obrigatória após cirurgia bariátrica. A seguir, o nutrólogo aponta quais são os principais motivos:
-
O novo reservatório gástrico tem capacidade muito reduzida, variando de 30 a 150 ml no início;
-
A mastigação inadequada de alimentos sólidos pode resultar em impactação, vômitos, refluxo e até risco de obstrução da anastomose;
-
A digestão mecânica eficiente é essencial porque a digestão química fica prejudicada devido à redução de ácido gástrico e enzimas digestivas no reservatório.
Além disso, o especialista ressalta que há uma série de orientações práticas que pacientes bariátricos podem seguir após a cirurgia. “Mastigar cada bocado 20 a 30 vezes até que o alimento esteja em consistência pastosa; comer devagar, em ambiente calmo, sem distrações, para evitar engolir ar e facilitar o feedback de saciedade; e respeitar sinais de plenitude gástrica, pois o excesso pode levar a dumping, náuseas ou regurgitação“, diz.
“A reeducação mastigatória é tão importante que muitos programas de reabilitação pós-bariátrica incluem treinamento comportamental, mindful eating e suporte psicológico para evitar recaídas em padrões alimentares compulsivos“, finaliza sobre o caso da influenciadora digital.
Leia também: Thais Carla revela que bariátrica prejudicou outro problema de saúde: ‘Se agravou’