Lazer
O que fazer em São Paulo no fim de semana? Confira os melhores eventos nos dias 27, 28 e 29 de junho

12ª mostra Todos os Gêneros | Na Cidade
A programação tradicional da instituição dá luz à cultura LGBTQIAPN+ a partir de espetáculos, dança, música e debates gratuitos. Com o tema Qual o peso (da falta) do amor? neste ano, a mostra convida o público a refletir sobre este sentimento como potência de afeto, resistência e transformação.
Confira a programação da mostra
Sexta-feira, 27 de junho
Às 18h, a literatura contemporânea norteia a mesa A ficção suporta todo o peso (falta) do amor? reunindo o babalorixá, poeta, artista e tradutor floresta, e o escritor, poeta, ator e professor de poesia Febraro de Oliveira, que faz a mediação.
Na conversa, eles compartilham pensamentos, estéticas e afetos em torno do amor presente e ausente, tendo a ficção literária como um espaço de invenção e resistência, onde os sentimentos dissidentes ganham corpo e voz. A proposta é fazer uma escuta sensível às experiências que atravessam os fazeres literários e poéticos dos convidados, revelando como suas obras tensionam narrativas normativas.
A programação do dia é encerrada com a apresentação do aclamado Manifesto Transpofágico, espetáculo da atriz Renata Carvalho, às 20h. Em cena, a artista narra a história de seu próprio corpo, se alimentando da sua transcestralidade.
Em um primeiro momento do espetáculo, Renata apresenta o corpo travesti. Em um segundo, ela se integra à plateia para uma conversa que expõe questionamentos pessoais e temas como cisgeneridade, passabilidade e terminologias, entre outros, lançando a questão: “alguém tem alguma pergunta de qualquer ordem?”
Sábado, 28 de junho
Às 15h com a mesa Amar é…, que propõe uma reflexão sobre o amor em suas dimensões política, subjetiva, comunitária e romântica. Participam do encontro a dramaturga, diretora teatral, poeta e professora Ave Terrena; o roteirista, dramaturgo e ator Daniel Veiga; a ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga Geni Núñez; e a cineasta, poeta, jornalista e ativista da saúde mental e sexual da mulher Marina Vergueiro. A mediação é da jornalista Adriana Ferreira Silva.
Às 18h, o Slam Dengoso apresenta a sua poesia falada e performance, reunindo poetas como poetas Bololo, Fernaun, Malokeko, Leo Aguiar, Lucão Poeta, Midria, NYCA e Vic Sales, e participação, ainda, do DJ Tayan. O encontro é conduzido pelos slammasters Santos Drummond e Tawane Theodoro, e gira em torno do amor como fio poético e político.
Além da performance, o Slam Dengoso exige atenção e sensibilidade do público, que é convocado a dar notas aos poemas. Nesta edição especial, os convidados falam sobre tesão e paixão em um ambiente dominado por outros temas, reivindicando mais espaço para se falar de amor nas rodas de slam.
Às 22h, a mostra expande a sua programação para além da sede do Itaú Cultural e chega à Casa Farofa, no Bixiga, com a festa batizada com o nome da mostra. O evento tem apresentação da drag queen Thelores, discotecagem de DJ Obá, Jéssica Caitano e DJ Txalira, e uma mescla de música, performance e celebração.
Domingo, 29 de junho
Às 19h, haverá o espetáculo musical Autópsia – Parte 1, do artista cearense Getúlio Abelha. Com sua fusão de música e teatro, cria um show performático, envolvendo o público de forma divertida, acompanhado por dançarinos que amplificam a proposta cênica.
- Quando: 27, 28 e 29 de junho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Itaú Cultural [Av. Paulista, 149 – Bela Vista]