Música
Evento nos EUA destaca música do Brasil com shows de Liniker, Lenine e mais

Em 2025, a música brasileira chegou com destaque a Nova York, nos Estados Unidos. Neste mês de julho, acontece o Brazil Week, um evento sediado no icônico Lincoln Center desde 1996 como parte do programa Summer for the City.
Para o evento, a vice-presidente de programação do Lincoln Center, Jordana Leigh, recebeu o apoio da diretora da BOA Música, Heloisa Aidar, que produziu e fez a co-curadoria do Brazil Week. A editora, que começou dentro da Altafonte e é desde 2023 uma empresa independente com sedes em Madri, Brasil e México, amplia os planos de expansão dentro dos Estados Unidos, onde também possui escritório.
Agora, a edição ganha uma vitrine de negócios, com a presença de supervisores musicais norte-americanos, responsáveis por inserir músicas em conteúdos publicitários e audiovisuais. A intenção coincide com um ótimo momento do cinema brasileiro, após as mais recentes conquistas no Oscar e em Cannes, com Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto.
“Esse é um ótimo momento para a gente afirmar a música brasileira dentro do audiovisual norte-americano. Há um interesse crescente com a nossa cultura nesse momento e a música brasileira merece ocupar também esse lugar”, afirma Heloisa.
Para a programação do Brazil Week deste ano, a BOA Música reuniu artistas de peso do seu catálogo e espera do evento não só produzir uma vitrine musical, mas a possibilidade de uma imersão profunda na cultura brasileira que produza bons negócios para os artistas.“A BOA Música é mais que uma editora. Além de apresentarmos nossos artistas para o público, chamamos os supervisores para que eles tenham esse contato direto com a música brasileira e levem o Brasil e nossos artistas para os seus produtos e para o mundo”, afirma a executiva.
Liniker, Tulipa Ruiz, Melly e Rashid estão entre as atrações do festival que será realizado na área externa do Lincoln Center, de 16 a 19 de julho, com abertura de Lenine. Anelis Assumpção também se apresenta no evento, que sediará ainda uma exposição virtual do seu pai, Itamar Assumpção.
Itamar no Lincoln Center
A exposição de Itamar Assumpção vai ocupar os espaços do Lincoln Center, em Nova York, a partir de 15 de julho. A iniciativa faz parte do Brazil Week. Idealizadora e diretora do Museu Virtual Itamar Assumpção, que integra o festival, Anelis se apresentará ao lado de um telão imenso que exibirá um filme do grandioso artista da Vanguarda Paulista, morto em 2003.
“Para mim é muito grandioso ocupar um espaço como o Lincoln Center que é uma referência de preservação de memória importantíssima para o mundo”, conta Anelis. “A gente nota cada vez mais a importância desses cuidados que foram tão vilipendiados para nós brasileiros, para a população negra. Estou muito orgulhosa de levar a exposição do museu do meu pai, apresentar essa figura para uma população com uma cultura distante da nossa e criar intersecções, que é a nossa grande vantagem, dos negros diaspóricos: a identificação imediata. É um passo muito largo de todo trabalho que venho fazendo como artista, diretora do museu, detentora desse legado e como mulher negra brasileira”, acrescenta.
Programação
16/07, 7.30pm – Lenine – Local: Damrosch Park
18/07, 7pm – Melly – Local: Damrosch Park
18/07, 8pm – Tulipa Ruiz – Local: Damrosch Park
18/07, 9pm – Rashid – Local: Damrosch Park
19/07, 6pm – Anelis Assumpção – Local: Atrium
19/07, 8pm – Liniker – Local: Damrosch Park
+++LEIA MAIS: