Connect with us

Música

‘Estamos chegando ao fim da carreira do Iron Maiden’, diz Steve Harris

Published

on

‘Estamos chegando ao fim da carreira do Iron Maiden’, diz Steve Harris


Poucos artistas e bandas chegam a 50 anos de carreira. O Iron Maiden celebra essa marca justamente em 2025, com sua turnê Run for Your Lives — que deve ser esticada até o ano que vem e contar até mesmo com passagem pelo Brasil.

Todavia, os integrantes já não preservam um discurso de longeva continuidade. O baixista e fundador do grupo, Steve Harris, admite em entrevista ao The I Paper que a Donzela de Ferro está no fim de sua carreira.

O músico de 69 anos apontou, inicialmente, que realizar um show de heavy metal é “como uma partida de futebol”.

“Tem toda essa coisa de camaradagem. Pertencer a algo, fazer parte de algo, vê-lo crescer. Mas também, obviamente, estamos chegando ao fim da nossa carreira. Então, as pessoas precisam nos aproveitar ao máximo agora — enquanto ainda estamos aqui!”

A declaração ocorre, inclusive, meses após uma baixa na formação. O baterista Nicko McBrain se aposentou das turnês em dezembro último, com despedida justamente em São Paulo. Simon Dawson (British Lion, The Outfield) ocupa sua vaga.

Chama atenção, inclusive, que Harris esteja tão reflexivo sobre o fim. Ele é, talvez, o integrante mais incansável da banda, pois além de capitanear o Maiden, ele conduz o projeto paralelo British Lion, com o qual realiza shows nas mesmas cidades que o grupo principal, ainda que em espaços bem menores. Ainda por cima, não deixa de jogar o seu sagrado futebol por onde passa — curiosamente, uma das razões pelas quais deixou a Inglaterra para morar nas Bahamas, há quase 20 anos. Sobre a mudança, declarou:

“Cheguei aos 50 anos, congelando em um campo de futebol, e pensei: ‘Por mais que eu ame a Inglaterra, acho que já cumpri minha pena aqui!’.”

Steve Harris ao vivo com o Iron Maiden em São Paulo, 2024
Steve Harris ao vivo com o Iron Maiden em São Paulo, 2024 – Foto: Igor Aleixo

Quando o Iron Maiden irá parar? Steve não sabe precisar. Ele destaca que o ritmo de atividades ainda segue o mesmo.

“Ainda tocamos [em sua cidade] praticamente todo ano. Bem, acho que a cada dois anos, dependendo do seu lado do mundo.”

O mascote Eddie durante show do Iron Maiden em Londres, 2025
O mascote Eddie durante show do Iron Maiden em Londres, 2025 – Foto: Jo Hale / Redferns

Por que público ainda se interessa pelo Iron Maiden

Bruce Dickinson, entrevistado pelo mesmo veículo, foi convidado a refletir por que o Iron Maiden ainda atrai tanto público. As plateias, inclusive, parecem apenas crescer, com shows ainda maiores do que os realizados no auge. A resposta é direta:

“Somos únicos. Simples assim. Isso é tão raro neste mundo de inteligência artificial, inventando coisas e sendo capazes de copiar tudo. E temos sorte de termos surgido em uma era em que podíamos criar essa identidade. E simplesmente fazemos o que fazemos: ser autênticos. Existe um público para isso. Assim como existe um público para as bobagens de influenciadores temporários. Nós não somos isso. Mas um dia esse público pode superar essa bobagem e dizer: ‘ah, que negócio é esse de Iron Maiden…?’.”

O vocalista Bruce Dickinson durante show do Iron Maiden em Londres, 2025
O vocalista Bruce Dickinson durante show do Iron Maiden em Londres, 2025 – Foto: Jo Hale / Redferns

A turnê Run for Your Lives

Atualmente o Iron Maiden percorre a Europa com a nova turnê do Iron Maiden, Run for Your Lives. O giro celebra os 50 anos da banda, fundada em 1975 por Steve Harris.

O repertório, como noticiado desde o anúncio da tour, é todo voltado aos nove primeiros álbuns de estúdio da Donzela de Ferro. Apesar disso, No Prayer for the Dying (1990) acabou deixado de lado — nenhum música dele vem sendo tocada.

Dentre as principais novidades, estão músicas como “Killers” (não era tocada desde 1999), “Murders in the Rue Morgue” (desde 2005) e “Rime of the Ancient Mariner” (desde 2009).

Além disso, a turnê marca também a estreia do baterista Simon Dawson no Iron Maiden. Ele substitui Nicko McBrain, que anunciou sua aposentadoria dos palcos no fim de 2024 – o último show foi em São Paulo, no Allianz Parque, em 7 de setembro do ano passado.

A turnê Run For Your Lives começou no dia 27 de maio, em Budapeste, na Hungria, e também já passou por países como República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Bélgica, dentre outros. Ainda não há datas previstas para o Brasil, mas imagina-se que a excursão chegue por aqui em 2026.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: Iron Maiden começa turnê que celebra 50 anos de banda; saiba como foi
+++ LEIA MAIS: As duas maiores reclamações de fãs do Iron Maiden sobre o setlist da nova turnê
+++ LEIA MAIS: A grande mudança promovida pelo novo baterista do Iron Maiden, segundo Bruce Dickinson
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade