Música
Wagner Moura deve concorrer a Melhor Ator no Oscar 2026, prevê Variety

Wagner Moura(Guerra Civil) deve concorrer ao seu primeiro Oscar em 2026. Em suas previsões iniciais, a Variety listou o trabalho do brasileiro em O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), como um dos favoritos à estatueta de Melhor Ator na próxima edição da maior premiação do cinema.
Segundo o veículo, Moura — que conquistou o prêmio de Melhor Atuação Masculina no Festival de Cannes deste ano — deve disputar a categoria com Michael B. Jordan, por Pecadores; George Clooney, por Jay Kelly; Dwayne Johnson, por Coração de Lutador: The Smashing Machine; e Jesse Plemons, por Bugonia.
Além de Melhor Ator, a Variety aponta que O Agente Secreto também deve ser lembrado na categoria de Melhor Filme Internacional, disputando contra It Was Just an Accident, de Luxemburgo, vencedor da Palma de Ouro, principal honraria do Festival de Cannes; Nouvelle Vague, da França; Sirât, da Espanha; e Sentimental Value, da Noruega.
Qual é a história de O Agente Secreto?
A trama de O Agente Secreto é ambientada na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido(Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), SuzyLopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), WilsonRabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési.
Destaque em Cannes
Durante a sua passagem pelo Festival de Cannes, O Agente Secreto levou quatro prêmios, dois da cerimônia oficial e dois paralelos, com destaque para Wagner Moura, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a honraria de Melhor Ator no festival, o Le Prix d’Interprétation Masculine.
Ele se juntou a Fernanda Torres (Melhor Atriz por Eu Sei Que Vou Te Amar em 1986) e Sandra Corveloni (Melhor Atriz por Linha de Passe em 2008) no grupo de atuações premiadas com a maior honraria de atuação no festival.
Além disso, Kleber Mendonça Filho foi o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de Melhor Direção (Le Prix de la Mise en Scène) desde Glauber Rocha, que conquistou a honraria com O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, em 1969.
Antes da cerimônia oficial, O Agente Secreto já havia vencido dois importantes prêmios paralelos, o Prêmio da Crítica, oferecido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI), e o Prix des Cinémas Art et Essai, atribuído pela associação francesa de exibidores independentes. Assista à primeira prévia da novidade a seguir:
FONTE: Variety
LEIA TAMBÉM:Estreia, história e o que mais sabemos sobre O Agente Secreto, com Wagner Moura
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Lilo & Stitch
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- Elio
- M3GAN 2.0
- F1: O Filme