Música
Steven Spielberg quase recusou ‘Jurassic Park’ para se dedicar a drama histórico

Imaginar outra pessoa que não Steven Spielberg comandando Jurassic Park é impossível, não é mesmo? Afinal, ninguém melhor do que o cineasta norte-americano pra colocar dinossauros realistas, tensão e aventura em um só filme. Mas o que pouca gente sabe é que o filme de 1993 quase não aconteceu por causa de um clássico dos anos 90: A Lista de Schindler. Entenda a seguir:
Após concluir Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991), Spielberg queria adaptar a história de Schindler’s Ark, livro de Thomas Keneally, para os cinemas. Vale lembrar que o diretor é judeu, então havia uma movitação pessoal para o projeto, que ele relutou em aceitar por certo tempo, mas acabou aceitando após ver a ascensão neonazista na Europa com a queda do Muro de Berlim.
O estúdio, no entanto, queria que Jurassic Park fosse feito primeiro, e foi difícil convencer Spielberg, que só cedeu quando lhe propuseram: “Faz o filme dos dinossauros primeiro, e depois a gente te libera para o drama”. E foi o que ele fez.
Spielberg comenta que Sid Sheinberg, chefão da Music Corporation of America, empresa que viria adquirar a Universal Studios, “sabia que, após eu ter dirigido Schindler, eu não conseguiria fazer Jurassic Park“. O longa jurássico foi um sucesso, arrecadando mais de US$ 914 milhões de dólares mundialmente, tornando-se o filme de maior bilheteria da história até o lançamento de Titanic, em 1997.
Assim que Spielberg terminou de filmar Jurassic Park, no dia seguinte já embarcou para a Polônia a fim de começar a produção de A Lista de Schindler. Enquanto dirigia o drama, ele ainda revisava os efeitos especiais dos dinossauros à distância. O resultado de ser um workaholic rendeu dois grandes feitos: Um filme redefiniu o cinema de efeitos visuais. O outro lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção.
Agora, mais de 30 anos depois, a franquia está de volta com Jurassic World: Recomeço, em cartaz nos cinemas a partir de 3 de julho, prometendo resgatar a vibe do primeiro filme. A atriz Scarlett Johansson (Viúva Negra), que está no elenco da novidade, chamou o filme de “uma carta de amor a Steven Spielberg“.
No fim das contas, ainda bem que Spielberg topou o desafio. Porque se ele tivesse escolhido apenas A Lista de Schindler, talvez nunca teríamos ouvido o icônico “bem-vindos ao Jurassic Park” com o tema inesquecível de John Williams tocando ao fundo.
LEIA TAMBÉM:Os 6 filmes da franquia Jurassic World da menor para a maior bilheteria mundial
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Lilo & Stitch
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- Elio
- M3GAN 2.0
- F1: O Filme