Moda
Atriz e escritora Lígia Helena lança livros sobre vivências teatrais com adolescentes de Santo André

No dia 05 de julho de 2025 (sábado), às 14h, com entrada gratuita, na Casa da Palavra, em Santo André, acontece o lançamento do livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, da atriz, arte-educadora e pesquisadora andreense Lígia Helena.
A autora dos livros “Pupa – contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências” e “Urucum: as árvores não têm culpa” lança agora duas novas obras baseadas em sua pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, sob orientação da Profa. Dra. Marília Velardi.
As publicações apresentam uma narrativa construída a partir da memória afetiva, histórica e social da autora, com base na experiência vivida entre 2017 e 2019 como educadora no Programa Territórios de Cultura, da Secretaria de Cultura de Santo André, atuando no CEU das Artes Jardim Marek
No livro “Teatro, afeto e adolescências periféricas”, a autora traça o que chama de “Pistas para uma escrita sobre uma pedagogia do afeto”, traçando linhas entre a experiência de vínculo formadas com 10 adolescentes (hoje jovens) periféricos moradores do Jardim Marek e região e de sua própria formação como educadora no encontro com eles e elas.
Já no livro “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, contos, cenas, poesias, crônicas narram o testemunho de uma educadora de teatro do processo de tornar-se adolescente, e, inevitavelmente, adulto quando se é uma ‘sujeita’ ou um ‘sujeito periférico’.
O evento terá apresentação de educadores e educadoras que integraram o curso “Teatro, educação e afeto” ministrado no primeiro semestre de 2025 por Lígia Helena e Paulo Gircys, da Cia. Estrela D’Alva, na UFABC. Será realizada uma partilha de textos, imagens, cenas e reflexões desenvolvidas ao longo do curso, que teve como foco o cuidado com o educador, a partir de referenciais como Paulo Freire, bell hooks e práticas contra-coloniais. A programação conta também com uma apresentação musical de Niel Pimenta — músico, arte-educador e ex-aluno de Lígia Helena no CEU Marek entre 2017 e 2019.
As obras estão sendo publicadas pela editora Me Parió Revolução e o projeto conta com apoio do Departamento de Cultura da UFABC, do Grupo de Estudos ECOAR (EACH-USP) e foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.
Informações: www.instagram.com/ciaestreladalva, www.ciaestreladalva.com.br
Serviço: Lançamento do livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa” – Com Lígia Helena – Cia Estrela D’Alva de Teatro
Quando: 05 de julho de 2025 (sábado) – Horário: 14h – Onde: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André – SP – Grátis – Classificação Livre
Pré-venda dos livros: R$50,00 (os dois livros) – pix [email protected] (enviar comprovante com nome para o mesmo e-mail)