Música
A real reação de Ney Matogrosso ao diagnóstico de aids de parceiro

Dentre todos os romances de Ney Matogrosso, o mais longo e duradouro foi com o médico Marco de Maria. Os dois se relacionaram por cerca de 13 anos.
Eles não estavam mais juntos quando Marco descobriu que estava com aids. No entanto, Ney fez questão de permanecer ao lado do ex-companheiro até o dia em que ele morreu.
No livro Ney Matogrosso — A Biografia (2021), o autor Julio Maria descreve como o cantor e compositor ex-Secos & Molhados reagiu ao descobrir a doença do parceiro.
Segundo a obra, ambos não estavam mais vivendo juntos no Rio de Janeiro, mas já desconfiavam que poderiam estar com o vírus HIV. O resultado de Ney deu negativo, enquanto o de Marco de Maria confirmou que ele tinha aids.
Um trecho do livro (via Metrópoles) relata como foi a reação de Ney:
“Ney decidiu cuidar do namorado em tempo integral e de perto. Falou com a família de Marco, o tirou da (rua) Carlos Góis e o levou para viverem juntos em sua casa, na rua Cupertino Durão, onde havia menos escadas e uma enfermaria particular poderia ser montada.”
E assim foi até a morte de Marco.
As perdas de Cazuza e Luisinho
Além dele, Ney já havia perdido outras pessoas próximas devido à epidemia de aids, dentre elas Cazuza, com quem também teve um relacionamento amoroso na década de 1980, e Luisinho, que foi seu secretário por muitos anos.
Ney Matogrosso e o filme Homem com H
Essa e outras passagens da vida de Ney Matogrosso são retratadas na cinebiogradia Homem com H. O filme lançado no início de 2025 é dedicado à vida e à obra do artista, um dos maiores nomes da música brasileira.
Homem com H estreou na Netflix no dia 17 de junho e logo chegou ao topo da lista dos filmes mais assistidos na plataforma de streaming. Na cinebiografia, Ney Matogrosso é interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa.
+++ LEIA MAIS: A reflexão de Ney Matogrosso sobre ter saído ileso da epidemia de aids
+++ LEIA MAIS: A explicação de Ney Matogrosso sobre fim do romance com Cazuza
+++ LEIA MAIS: O grande erro da produção do filme de Ney Matogrosso, segundo revista Veja